Foram quatro anos e meio morando em Portugal e passando por diversas dificuldades e realizações na terra de Camões. A jornalista Izabel Mendonça fez dessa experiência intensa um mote literário para seu primeiro livro, Lisboa com Afeto. A obra apresenta a vivência da autora num país onde vivem muitos brasileiros estudando, trabalhando e construindo vida por lá. Foi no período entre 2009 e 2012 que Izabel passou por situações no país que acabaram sendo documentadas em um blog pessoal e, atualmente, revertidas em um romance que será lançado na próxima terça-feira (10), a partir das 19h, na Cosette – Venue Cultural, na Praia do Canto, Vitória.
Izabel já havia conhecido a Europa antes, mas na primeira vez em que foi morar de fato em Portugal passou a observar as pessoas. “Vi que haviam muitos brasileiros vivendo por lá, alguns passando por dificuldades, outros já se dando bem. Foi a partir disso que comecei a pensar que deveria escrever sobre essas percepções”. O momento de decisão em documentar suas vivências veio mesmo em 2010, na época de eleição da presidente Dilma Rousseff no Brasil, em que foi com o companheiro na votação em Portugal. Ao chegar no local ficou surpresa com a quantidade de brasileiros, então aproveitou para entrevistar algumas pessoas e fazer uma reportagem para o seu blog. “Conversei com o embaixador, pude entrevistar também uma capixaba e, assim, publiquei a matéria no meu blog. Ela foi muito bem recebida e compartilhada, o que me fez pensar em continuar escrevendo”, lembra Izabel Mendonça.
Todas as histórias que entraram nas 110 páginas do livro já estavam registradas no blog de Izabel, então o trabalho de lançar um livro foi reunir tudo e trabalhar para tranformá-lo em romance. “A Aline Dias, também jornalista, foi o contato que me apresentou à Editora Pedregulho – na época ela estava para lançar o livro Além das Pernas, também pela Pedregulho, e fui conversar para saber como foi o processo de lançamento. A partir disso ela apresentou-me a Marília Carreiro, editora da Pedregulho, que mostrou-me os caminhos para lançar um livro, me instruiu a ir trabalhando com calma e, assim, tudo foi feito”, detalhou.
E apesar de ser seu primeiro livro, Izabel já havia tido outra experiência com a escrita literária bem antes de Lisboa com Afeto. “Minha influência literária vem desde bem cedo. Mas passei a escrever com esse viés mesmo em 1992, quando engravidei da minha única filha, a Izabela. Nessa época resolvi fazer da gravidez uma espécie de diário, contando os sentimentos e as sensações pelas quais eu passava enquanto mulher grávida, já que eu era muito jovem, tinha 21 anos – então quis registrar esse amadurecimento no papel. Esse então foi meu primeiro contato”, recordou Izabel.
E é através da personagem Gabriela que Izabel conta as vivências em Portugal, passando pelas questões que a fizeram optar por sair do Brasil; por escolher Portugal como destino; as dificuldades; os trabalhos diversificados; o preconceito por ser brasileira; os amigos que conquistou; e até a luta e a vitória na Justiça Portuguesa para mostrar que estava sendo explorada no trabalho. Tudo isso, e mais um pouco, é detalhado na páginas do livro.
Lisboa com Afeto foi escrito na fase em que a autora já tinha um relacionamento com o atual companheiro e, dessa forma, com as vivências no país, a autora quis fazer dessa documentação um retrato também romântico, por isso a escolha em adaptar tudo para o gênero do romance e não como uma grande reportagem ou espécie de diário de bordo. “Eu quis romantizar isso, falar de minhas experiências a partir de dificuldades, mas também de amor, da parte encantadora que é visitar a cidade, andar de metrô por lá, ver o pôr do sol, tomar café nas ruas…”, conta ela.
O livro tem prefácio do jornalista Sergio Denicoli, que é luso-brasileiro, e orelha escrita pelo também jornalista Fernando Carreiro. No Brasil, o lançamento será agora em novembro. Em dezembro, Izabel lança Lisboa com Afeto em Portugal, num evento que circula por países que falam o português. “Terão shows, poesias e diversas atividades. E em janeiro volto a morar definitivamente lá”, adianta Izabel a frisar que gosta muito de Portugal pela qualidade de vida que encontrou no país e deseja reviver isso.
Até o mês passado a jornalista trabalhava na assessoria de imprensa do deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB).
Serviço
O livro Lisboa com Afeto, de Izabel Mendonça, será lançado pela editora Pedregulho na próxima terça-feira (10), às 19h, na Cosette, Venue Cultural – rua Madeira de Freitas, 244, Praia do Canto, Vitória. O livro será vendido no evento por R$ 20,00.