Coluna CulturArte: Vila Velha prepara Fórum Municipal de Cultura, encontro de músicos no Caparaó, novo imortal na literatura
Prevista para acontecer em maio de 2020, a Festa da Palavra de Itaúnas teve sua nova data confirmada depois do adiamento e reformulação por conta da pandemia: vai ser em formato online entre os dias 22 e 25 de julho. Entre as atrações já confirmadas estão o ex-deputado Jean Wyllys, o ator e escritor Lázaro Ramos, o músico Chico César e o escritor indígena Daniel Munduruku. O time capixaba também vai ser de peso: os escritores Caê Guimarães e Bernadette Lyra, a filósofa e poetisa Viviane Mosé e Elisa Lucinda, idealizadora do evento.
Sonho adiado (ou transformado)
Itaúnas é o lugar xodó da atriz e escritora Elisa Lucinda, que sonhou em transformar a vila localizada no extremo-norte do litoral capixaba na capital literária e cultural do país durante a Festa da Palavra. É lindo só de imaginar o lugar cheio de gentes e artes, junto a suas riquezas naturais e culturais. Mas como ainda não dá pra aglomerar, teremos que acompanhar online, pelo YouTube da Festa da Palavra, que você já pode seguir para receber novidades. A programação com estes e outros nomes de peso terá apresentações artísticas, sarau, oficinas, mesas de debate e outras atrações em formato online ou híbrido. Vida longa à Festa da Palavra de Itaúnas!
Procura-se novo imortal na AEL
E falando em literatura, estão abertas até 1 de outubro as inscrições para preenchimento da cadeira número 4 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL). Um novo ou uma nova imortal ocupará o posto que foi do acadêmico Aylton Rocha Bermudes, falecido no último dia 10 de março aos 99 anos. Para se candidatar é preciso enviar correspondência com firma reconhecida indicando desejo de concorrer à vaga junto com currículo, livros, e comprovação de trabalhos publicados. Devem ser destinados ao endereço da presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, que é o seguinte: Rua Professora Gladys Bernardo Lucas, 195, Solar da Ester – Bairro de Lourdes, CEP 29.042-185 – Vitória, ES. A eleição ocorrerá na reunião da AEL em 11 de outubro.
POLÍTICA CULTURAL
Vila Velha prepara criação de Fórum Municipal de Cultura
Notícia importante para a articulação do movimento cultural de Vila Velha: artistas e fazedores de cultura organizam a criação do Fórum Municipal de Cultura. “Precisamos debater e construir uma política pública para a cultura de Vila Velha que atenda às necessidades e anseios do setor cultural”, diz o chamado. Na próxima segunda-feira (5), às 19h30, haverá a primeira reunião para formação de uma comissão organizadora para planejar e organizar o Fórum. Vai ser online pelo Zoom.
PATRIMÔNIO
Prefeitura de Vargem Alta quer revitalizar linha férrea
Na semana em que a antiga Linha Tronco de Mauá/Vitória, da estrada de ferro Leopoldina , completou 111 anos de sua inauguração, a Prefeitura Municipal de Venda Nova manifestou sua intenção de revitalizar o trecho que corta o município, incluindo a estação de Jaciguá, vários pontilhões e túneis, vistos como futuros atrativos turísticos, que ganhariam a partir das reformas novos jardins, áreas de vivência arborizadas, estacionamento, biblioteca e museu. A revitalização da ferrovia e seu patrimônio vem sendo discutida também conjuntamente em reuniões entre prefeitos e secretários de turismo de vários municípios da Região Serrana.
DIVERSIDADE E TERRITÓRIOS
Mucane ganha novos murais
O Museu Capixaba do Negro – Veronica da Pas (Mucane), localizado no Centro de Vitória, ganhou dois novos e grandes paineis em seu pátio interno. Ao invés de trazer imagens de personagens famosos ou históricos, o projeto Iconografia, desenvolvido pelo talentoso artista Starley, desenhou o rosto de dois trabalhadores negros da Vila Rubim, localizada nas proximidades do museu. São eles Marcos das Graças Hipólito, também conhecido como Pintado, e Juliana Maria Ribeiro da Silva, ambos vendedores e moradores do entorno da Vila Rubim. Em maio, o Mucane completou 28 anos de existência.
DICA CULTURAL
Encontro de músicos em Patrimônio da Penha
A Residência Artística Vozes, Violas e Violões, realizada em Patrimônio da Penha, no Caparaó capixaba, reuniu artistas locais e convidados para dias de trocas e parcerias musicais. Participam as anfitriãs da Banda Suindara junto a Marcos Côco, Edivan Freitas, Katya Teixeira, André Venegas, Carlinhos Ferreira e Luis Perequê. Um dos resultados é um lindo vídeo com canções e depoimentos. Ficou lindo! Vale muito conferir!
EXPOSIÇÕES
Espaços abertos na Grande Vitória
Novas exposições entraram ou vão entrar em espaços culturais da Grande Vitória, seguindo os protocolos de cuidado, higiene e distanciamento. Veja algumas:
Museu do Pescador – De 6 de julho a 12 de setembro o artista Dejair Paulo traz ao espaço na Ilha das Caieiras, Vitória, a exposição Identidade/Diversidade, com mais de 200 obras dentro dos temas propostos que incluem vídeos, colagens, poesias, fotografias, arte digital, esculturas, desenhos e pinturas, em diferentes linguagens, técnicas, materiais, suportes e meios.
OÁ Galeria – Casa 34 é o nome da exposição do artista plástico Rick Rodrigues na OÁ Galeria Arte Contemporânea, em Vitória. São pequenas e delicadas obras em diversos suportes trazendo referências a memórias pessoais e familiares. Casa 34 estará em exposição de 13 de julho a 27 de agosto com visitas previamente agendadas de segunda a sexta-feira de 10h às 19h. Contatos pelo e-mail ou pelos telefones (27) 3094-1177 e (27) 99944-5001. Mais informações sobre o artista em www.rickrodrigues.com.
MAES – No Museu de Arte do Espírito Santo, no Centro de Vitória, é possível conhecer a exposição coletiva “Corpo-experimento”, com obras de artistas visuais de diferentes lugares do Brasil. As visitas são de terça a sexta-feira de 10h às 16h, e sábados, domingos e feriados de 12h às 16h.
Galeria Homero Masena – Também no Centro de Vitória, a galera recebe a exposição “corpos entre tempos”, com trabalhos das artistas Bárbara Bragato e Célia Ribeiro e curadoria de Karenn Amorim. A programação também inclui oficinas e atividades online, que você pode conhecer aqui.