Domingo, 02 Junho 2024

Julia Murat explora os dramas da velhice

Julia Murat explora os dramas da velhice

Filmado em uma vila abandonada, no Vale do Paraíba, no interior do Rio de Janeiro, Histórias que Só Existem Quando Lembradas é um mergulho na vida simples dos habitantes de uma cidade fictícia, um vilarejo onde ninguém morre há muito tempo e o portão do cemitério fica trancado. O filme entra em cartaz no Cine Jardins.

 



Da diretora estreante Julia Murat, o drama acompanha um grupo de idosos que faz as mesmas coisas todos os dias. Madalena (Sônia Guedes) escreve todos os dias cartas para o marido que lhe abandonou, mas nunca as envia. O padre sai toda a noite para beber. Antônio vive remoendo o passado lembrando-se de seus filhos. Todos têm um papel a seguir na pequena sociedade e que se repete todos os dias.
 
A rotina é abalada com a chegada da jovem Rita (Lisa Fávaro). A moça pede para passar uns dias na casa da padeira Madalena (Sônia Guedes). A princípio todos ficam desconfiados e curiosos sobre as intenções de Rita, mas aos poucos vão se acostumando com a presença dela e de sua câmera.
 
Rita começa a fotografar as pessoas da vila e encontra em Madalena uma figura materna. O relacionamento entre as duas vai crescendo na medida em que elas percebem semelhanças em suas personalidades. A direção também muda depois de Rita, de planos longos passa a cenas mais agitadas.
 
O filme, que lida com memórias e conflito de gerações, levou quase 12 anos para se concretizar, a diretora quis trabalhar o roteiro com muita calma e dedicação. As gravações duraram dois meses, mas os atores se mudaram para a vila um mês antes para se entrosarem. A convivência foi essencial para gerar um clima espontâneo entre os personagens.
 
Antes de estrear no Brasil, Histórias que Só Existem Quando Lembradas foi exibido em grandes festivais de cinema como o de Veneza, Toronto, San Sebastián. A obra recebeu 23 prêmios e recebeu elogios no exterior.
 
Serviço
Histórias que Só Existem Quando Lembradas (Idem, Brasil, 2011, 98 minutos, 10 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 1. 21h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 02 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/