segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Karen chora no ônibus é o novo filme colombiano que chega a Vitória

Chegou ao Cine Jardins – Shopping Jardins, em Vitória – o primeiro filme do diretor colombiano Gabriel Rojas Vera.  Karen chora no ônibus fica até o dia 16 em exibição, sempre com sessão às 21h15, legendado. A obra apresenta a personagem Karen, uma mulher que já passou dos 30 anos e se apresenta ao público como uma pessoa cansada da vida que tinha. Isso porque o filme já começa com a nova decisão da protagonista: começar do zero. A explicação do que aconteceu para que ela tomasse essa decisão não existe. O público irá entender o que aconteceu por meio ‘de um jogo de revelações’ muito natural explorado pelo diretor. 
 
Sim, a cena de Karen chorando no ônibus realmente existe dentro do filme e, nela, a câmera apresenta o momento com distanciamento, sem tomar partido da protagonista. Colocando-se como uma pessoa que poderia estar dentro do ônibus observando Karen, sem ajudar. Aliás, todo o filme foi feito com o uso dessa linguagem, sem incitar o público a desenvolver simpatia pela personagem. 
 
 
Com roteiro também assinado por Gabriel Rojas, a história apresenta Karen (Ángela Carrizosa Aparicio) ao descobrir que perdeu dez anos de sua vida em um casamento fracassado. Todo o filme é explicado a partir do que o espectador percebe. Nesse, caso, o público só entende o casamento perdido quando conhece o marido da protagonista. E, assim, nesse jogo de não apresentar explicações para os dramas de Karen, ela parte para uma nova vida.
 
O drama, bastante explorado pelo diretor, se dá mais intensamente quando Karen passa a lidar com as burocracias da vida. Ao procurar emprego, ela percebe que não está apta a realizar quase nada, afinal, atuou como dona de casa por dez anos. Era uma esposa dependente financeiramente do marido. Dessa forma, aparecem as dificuldades em reaprender a ser uma mulher independente, além das lamúrias em sentir que perdeu a juventude.
 
Com poucos diálogos, o filme segue em ritmo lento e é bem destacado pela atuação elogiada de Angela Carrizosa. Karen é uma personagem que também chama a atenção por suas fragilidades cruas e muito próximas da realidade, como sentir vergonha por não conseguir se sustentar. E é a partir desse tipo de drama que Gabriel Rojas trata das relações humanas e coloca sua visão de mundo sobre os fracassos da vida de uma mulher. 
 
Serviço
 
O filme Karen chora no ônibus está em exibição no Cine Jardins – Shopping Jardins, rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória – até o dia 16, com sessão sempre às 21h15. (LEG). 

Mais Lidas