No mês da Consciência Negra, em memória da morte de Zumbi dos Palmares, o 8º Café Literário Sesc promove um encontro entre autores e leitores da Literatura Afro-brasileira. Aberto ao público e com entrada franca, a oitava edição está marcada para o próximo dia 11 de novembro, às 19h, no Teatro Virgínia Tamanini (Teatro Multiconfiguracional), do Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.
Tendo em vista o histórico da luta negra no Brasil, inclusiva na literatura, esta edição convida ao debate a professora e coordenadora do Núcleo de Africanidades e Brasilidades (Nafricab) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jurema Oliveira e a pesquisadora e escritora Cidinha da Silva, formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Jurema de Oliveira é doutora em Letras e pós-doutorada em Literatura Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de professora, é coordenadora do Núcleo de Africanidades e Brasilidades (NAFRICAB) da Ufes.
Cidinha da Silva é fundadora do Instituto Kuanza, pelo qual são desenvolvidos projetos no campo da educação, ações afirmativas, pesquisas, comunicação, juventude e articulação comunitária. Sua inserção na Literatura Afro-brasileira se deu com o livro “Cada tridente em seu lugar”, obra pré-selecionada pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro-RJ, para integrar a expansão de bibliotecas públicas em cidades do interior brasileiro.
O mediador do oitavo encontro será o professor de Antropologia na Ufes, Osvaldo Martins, autor de “Comunidades Quilombolas no Estado do Espírito Santo: conflitos sociais, consciência étnica e patrimônio cultural”, além de organizador do livro “Culturas Quilombolas do Sapê do Norte”, também lecionou no VI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras, na Ufes.
Serviço
Café Literário Sesc “Literatura Afro-brasileira” será nesta terça-feira (11), às 19h, no Teatro Virgínia Tamanini (Teatro Multiconfiguracional), do Centro Cultural Sesc Glória. Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória-ES. Entrada franca.