A literatura de testemunho será destaque na Roda de Leitura que será realizada na próxima terça-feira (18), às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória. O leitor-guia será o escritor Anaximandro Amorim.
No encontro literário serão lidos e debatidos trechos dos livros O Diário de Anne Frank; e A Vida Depois da Luz, de Anaximandro Amorim, dois livros que tratam de fatos reais, porém, escritos em forma literária. O encontro é aberto ao público.
O Diário de Anne Frank foi publicado em 1947 e se tornou um dos relatos mais impressionantes das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Já o livro A vida Depois da Luz é o relato verídico de uma experiência que o autor viveu. Em 7 de setembro de 2009, em viagem pelas montanhas capixabas, ele sofreu um grave acidente automobilístico. O cinto de segurança lacerou seu intestino, ele teve um quadro de peritonite, ficou em coma, foi entubado, traqueostomizado, sofreu seis cirurgias e acredita ter tido uma experiência de quase-morte (EQM).
Anaximandro Amorim é autor dos livros Brasil de Ontem, Hoje e Sempre; Asas de Cera; Concupiscência; A História de Um Sobrevivente; O Livro dos Poemas; A máquina do Tempo e Outras Histórias; e A vida depois da luz.
O escritor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), onde ocupa a cadeira 40, cujo patrono é Antônio Ferreira Coelho, da Academia de Letras de Vila Velha. Ele também é membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e da Academia de Letras e Artes da Serra.
Serviço
A Roda de Leitura sobre literatura de testemunho, com Anaximandro Amorim, será realizada na próxima terça-feira (18), às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo – Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. A entrada é gratuita.