A história da África, de seus povos, herois, costumes, religiões e tradições existem bem antes da Europa iniciar seus planos de colonização, e em versões que não são apresentadas nas escolas. É nessa proposta que o escritor Hudson Ribeiro, de 54 anos, escreveu Africanta: Ser Negro. O livro será lançado na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h, no já famoso calçadão da Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.
“Ah, se na infância me tivessem contado assim, de forma tão poeticamente bela, a história do meu povo! … Teria tido mais garra, força e afirmação; teria sido invadida por uma contundente alegria de existir, de Ser Negro, nesse país de tantas desigualdades, desconsideração e negação do povo negro!”, escreve Sandra Leandro na apresentação do livro, que chega com uma proposta objetiva: protagonizar o negro e a África de modo que a afirmação do 'ser negro' ultrapasse os estereótipos sempre ligados à escravidão.
“Africanta é um canto de orgulho da raça, é uma narrativa que desvincula o negro do escravo. Neste livro quero lembrar que a África chora sim, mas ela também canta. E existe uma discussão fundamental acerca de como a história do negro é apresentada nas escolas, eu sou professor e sei como é, então sempre tento chamar atenção para percebermos que a maioria das histórias são contadas a partir da visão da hegemonia eurocêntrica”, detalha Hudson, que é formado em Filosofia, com especialização em Educação Comunitária.
O autor sempre escreveu, ele conta até que deve ter cerca de uns dez livros guardados na gaveta, prontos, sem lançar. Neste, a possibilidade de publicação só foi possível porque um de seus alunos lhe apresentou um site de financiamento colaborativo. Hudson encabeçou a ideia e conseguiu arrecadar verba para produzir o livro e assim o fez. Agora ele foca em outra parte desse projeto, a distribuição.
A ideia do autor é conseguir parcerias com grupos independentes pelo Brasil e livrarias, no intuito de facilitar a circulação da obra dentro e fora do Estado. Ele também irá comercializar o livro diretamente com quem tenha interesse – para isso basta entrar em contato com ele pelo email: [email protected]. E assim, promovendo e possibilitando cada etapa que envolve a publicação de um livro, ele segue, pensando e criando estratégias que possibilitem o livro a chegar em escolas e parcelas da população que não conseguem pagar caro – por isso ele já apresenta valores variados na venda da obra.
No evento de lançamento de Africanta, Hudson conta que haverá roda de samba e muitos amigos e familiares. “O intuito é reunir todo mundo e poder rever e compartilhar experiências”, acrescenta. Por lá o autor venderá a obra por R$20,00.
Serviço
O livro Africanta: Ser Negro, de Hudson Ribeiro, será lançado na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h, no calçadão da Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória. O livro será vendido no evento por R$20,00.