Jeovanna Vieira concorre ao prêmio junto com outros quatro escritores. Resultado será divulgado em janeiro
A escritora Jeovanna Vieira, natural de Vila Velha, é finalista da 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, com o romance Virgínia Mordida, no qual traz à tona uma série de violências sofridas pelas mulheres, por meio da personagem Virgínia, que é real, mas com nome fictício. O prêmio é organizado pela Amazon e pela Editora Record. O vencedor ganha R$ 40 mil, pago pela Amazon, mais R$ 10 mil, por parte da editora, correspondente ao adiantamento dos direitos autorais da obra, que também será publicada na versão impressa. O resultado será divulgado em janeiro próximo.
Jeovanna afirma que, independentemente da colocação, considera o fato de ser finalista com outros quatro escritores uma vitória. “O livro está sendo colocado na rota dos leitores, chegando às pessoas”, comemora.
A recepção dos leitores, afirma, tem sido muito positiva. “Cada pessoa que se conecta comigo, fala que o livro desperta sensações. Tenho recebido relatos de mulheres que dizem ter gatilhos ao ler, mas que a estrutura do texto é acolhedora”, conta.
A escritora também comemora a leitura de Virgínia Mordida por pessoas como a filósofa, escritora e ativista antirracismo, Sueli Carneiro; e a escritora e jornalista Socorro Acioli, que fazem parte da comissão julgadora. Além da avaliação da comissão, o feedback dos leitores, por meio de comentários no site, aquisição do e-book nesse mesmo portal e outras iniciativas, serão levados em consideração.
Jeovanna alerta para a necessidade de se reconhecer as agressões psicológicas como uma forma de violência. “Não devemos aceitar um tapa na cara, mas também não podemos aceitar um julgamento. Quem te xinga, vai levantar a mão para você”, enfatiza.
A escritora capixaba destaca ainda que uma série de fatores fazem com que as mulheres prossigam em relacionamentos abusivos, como a “necessidade do relacionamento a qualquer custo”, uma vez que existe uma cobrança para que a mulher tenha um parceiro, como se esse tivesse que ser seu maior objetivo na vida.