Os versos de Isabella Mariano são pequenas doses de sentimento que precisam ser bebidas num gole só. Gotas (2013) é um livro de poemas curtos e rápidos de ler. A escritora fala de diversos temas como o amor, a poesia, a cidade, a alegria, a tristeza, a juventude e o humor, de forma informal e simples.
Essa sutileza da poesia de Isabella é que dá graça ao livro. Como em toda a obra de poemas, alguns versos vão encantar mais que outros, e cada leitor irá se envolver de uma maneira diferente. A obra também faz lembrar os poemas de Paulo Leminski, que fazia poesia bela e acessível a todos.
Dividido em três capítulos, Conta-gotas, Goteira e Chuva, Gotas não deixa a desejar pela objetividade de suas frases. A aparente leveza pode esconder versos intensos e até violentos. Em poucas linhas, a escritora consegue transportar o leitor para o seu mar de poesia.
A simplicidade também é visível nos desenhos que ilustram os poemas, feitos pela própria escritora. Os traços finos podem transmitir uma certa fragilidade, mas mesmo assim eles se impõem nas páginas.
Isabella já teve alguns poemas publicados na Revista Graciano e Gotas é o seu primeiro livro publicado. O livro foi contemplado pelo Edital Rede Cultura Jovem em 2012, mas a escritora optou por uma produção independente e se envolveu desde a edição, ilustraçãodiagramação até a divulgação da própria obra.
Os poemas de Gotas misturam uma certa tristeza, com ironia e humor, e ao mesmo tempo que abordam a liberdade e esperança, também falam de prisão e de saudade. É um livros rápido de ler e, por isso, pede várias leituras, ou quem sabe até um poema.
Serviço
Gotas
Isabella Mariano
Independente
62 páginas
Contato: [email protected]