GPP é a sigla que abrevia o nome do Grupo Ponto de Partida, um dos atuantes no teatro feito no Espírito Santo nos anos 70 e 80. Oficialmente criado em 8 de março de 1978, o GPP sempre apresentou textos e propostas de montagem e temáticas com forte cunho social e político, tanto nos espetáculos infantis quanto adultos.
Neste ano, a história do grupo será resgatada por meio de um livro que faz um apanhado geral da atuação do grupo. A obra se chama GPP – Uma História de Teatro (foto ao lado), e será lançada nesta quarta-feira (17), às 20h, na livraria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Campus de Goiabeiras, em Vitória. Entrada é livre.
O livro, com 108 páginas, está repleto de ilustrações, cartazes, fotos e matérias jornalísticas. A obra foi organizada por Romulo Musiello Filho a partir de 29 depoimentos colhidos individuais e coletivamente; e é apresentado na forma de texto teatral narrado pelos personagens dessa história que se passa entre 1976 e 1983.
Pesquisado para duas dissertações de mestrado e um tema de doutorado, o GPP apresenta no livro o cenário teatral do Brasil no seu período de existência e a produção de seus espetáculos, o conceito, a ideologia, as turnês e aventuras de levar suas peças a teatros, escolas, ruas, em diversas cidades e 11 capitais.
Com o lirismo na forma e apuro na musicalidade, executada sempre ao vivo, somado a plasticidade cênica que era uma marca do GPP, os espetáculos lotavam os teatros, encantando tanto as crianças como os adultos e formando um público cativo em várias cidades do país.
O GPP Conquistou sua autonomia com uma Kombi, casa e atelier próprios, podendo assim realizar diversas turnês, o que já era uma característica do Grupo. Tendo sempre dois espetáculos em seu repertório, a sua mais longa turnê durou quatro meses e meio, percorrendo de Pernambuco ao Pará. O GPP sempre realizou suas turnês e montagens, sem leis de incentivo, se autoproduzindo através das bilheterias, apoios institucionais e privados, exposições de bonecos e oficinas teatrais.
Serviço
A obra GPP – Uma História de Teatro será lançada na próxima quarta-feira (17), às 20h, na livraria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre.