O que um craque do futebol, escolas de samba e o vírus do HIV têm em comum? Todos esses assuntos fazem parte dos 14 artigos escritos pelo jornalista José Carlos Mattedi e que estão publicados no livro Anjos e Diabos do Espírito Santo: fatos e personagens da História capixaba – Volume II.
A publicação é a continuação do primeiro trabalho, o volume I, publicado em 2004, em que ele reuniu as reportagens escritas por ele sobre figuras e fatos importantes da história do Espírito Santo. Neste segundo volume, o escritor traz novas histórias a partir de pesquisas e reportagens.
“Não estava previsto o lançamento de um segundo volume. Mas, ao longo dos últimos anos, novas e interessantes histórias surgiram, e decidi que deveria contá-las. Os dois volumes trazem um total de 28 fatos e personagens da história capixaba, que não são encontrados nos livros didáticos”, disse o autor.
A diversidade de assuntos abordados no livro surgiu no período em que João trabalhava nas redações dos jornais, além do interesse pessoal do escritor pela história regional. “O Espírito Santo é um celeiro de belas e interessantes histórias, construídas pelos negros africanos, os índios e pelos colonizadores europeus. Temos ainda os mineiros, baianos e cariocas que ajudaram a povoar o nosso Estado”.
O livro está sendo distribuído gratuitamente em dois pontos da cidade: na livraria da Ufes, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo; e no prédio 5 do Porto de Vitória, Centro. “Acho que a distribuição é mais justa por ser o livro publicado com recursos públicos. Mas não condeno quem vende. É apenas uma opção minha”, finaliza o autor.
Serviço
O livro Anjos e Diabos do Espírito Santo: fatos e personagens da História capixaba tem distribuição gratuita na livraria da Ufes – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória; e no prédio 5 do Porto de Vitória, no Centro.