“Olha o livro fresquinho, tá barato o livro, minha senhora. Vem comprar na promoção, é 5 reais o quilo do livro, saiu recente, produzido aqui mesmo no Espírito Santo!”, anuncia o vendedor na feira. Parece improvável, mas é real. Uma ação da Editora Cousa venderá literatura a quilo, a preços de alimento.
A iniciativa acontece a partir de 9h desta sexta-feira (26), na Feira da Praça São Pedro, em Conceição da Barra, norte do Estado, como parte da programação do Festival Pocar. Serão cerca de 200 livros novos doados pelas editoras Cousa, Pedregulho e Edufes. O escritor e editor Saulo Ribeiro ressalta que não se trata de uma promoção, mas de uma intervenção artística. “Na verdade os livros são doados, colocamos um valor simbólico, no qual um livro sai em média entre 10 e 30 centavos”, conta Saulo Ribeiro, escritor e editor da Editora Cousa.
Foto: Divulgação
Nas vendas, Saulo comanda a balança e conta com ajuda de atores participantes do festival, que também fazem as vezes de feirantes, anunciando os livros e lendo poesias e trechos das obras para tentar atrair os compradores. “É quase um sarau”, diz o editor. A simbologia é óbvia mas profunda. O livro colocado na feira livre, como algo tão necessário como alimentos, ao lado dos peixes, mandioca, batata, tomate e tantos outros produtos do tradicional comércio de rua barrense. Todo dia alimentamos nossos corpos, mas estaremos alimentando bem nossa alma?
De acordo com Saulo, além de provocar essa reflexão, o objetivo é difundir os livros no interior do Estado. “São locais carentes de publicações, não possuem livrarias e as bibliotecas às vezes estão mal equipadas”. Ele lembra de anos atrás um senhor de origem humilde, provavelmente um agricultor da região, juntar as moedas e conseguir levar quatro ou cinco livros e um sorriso no rosto. “Finalmente poderei dar presente pra minha família toda em livro”, disse o senhor.
O embrião do projeto Literatura a Quilo se deu anos atrás na feira livre da Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória. Depois da estreia, a iniciativa vem acompanhando as edições do Festival Pocar, sempre no município de Conceição da Barra.