sábado, novembro 16, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

‘Lua em Sagitário’ leva discussão social para o Cineclube Colorado

Nos últimos meses de 2016 o Cine Metrópolis, em Goiabeiras, Vitória, reservou alguns dias para a exibição do filme Lua Em Sagitário, o primeiro longa-metragem da diretora Marcia Paraiso – a documentarista traz no currículo uma sensibilidade para em relação às lutas de classe, o que pode ser notado em seus últimos dois documentários Sob o céu de ZabéZabé da Loca (2014) e Terra Cabocla (2015).

Agora é a vez do Cineclube Colorado, de Campo Grande, em Cariacica, dar espaço ao filme. A sessão cineclubista tem realização nesta quinta-feira (26), a partir das 19h30, no Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo Da Civitella Del Tronto, no mesmo município. A entrada é livre e a sessão será aberta com o curta Amor Mascarado, uma animação produzida pelos alunos da Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, da região de Roda D'Água.

Em Lua em Sagitário, filme que tem recebido ótimas críticas, a diretora constrói um enredo que reflete sobre uma questão social de extrema importância que, ao mesmo tempo em que é pano de fundo, entra também como questão principal da trama: o direito à terra de cada ser humano, derrubando apenas a visão meritocrática e elevando a ideologia da coletividade.

Na trama estão Ana, uma adolescente de 17 anos, e Murilo, um jovem oriundo de um grupo que luta pelo direito a terra. Acontece que a moça vem de uma família de pequenos comerciantes que acreditam na meritocracia e opõem-se à ideia do direito à terra de todo o cidadão. O oposto de cada personagem e os conflitos de vivências e ideias são postos de forma delicada e reflexiva, como que chamando o telespectador a sentir empatia pela real discussão que está por trás de tudo.

O enredo se transforma quando ambos se apaixonam e resolvem viajar de moto em busca de uma aventura num festival de música. O cenário disso tudo é uma pequena cidade na fronteira do Brasil com a Argentina. Lua em Sagitário tem sido sucesso de críticas por onde passa e uma boa revelação do ‘cinema engajado’ brasileiro. A sessão do filme realizada pelo Cineclube Colorado é gratuita a todos os interessados – contudo, o filme é para maiores de 14 anos.

Acompanhe as atividades do Cineclube Colorado em rede social

Serviço

A sessão do filme Lua em Sagitário, promovida pelo Cineclube Colorado, tem realização na próxima quinta-feira (26), a partir das 19h30, no Centro Cultural Frei Civitella – Avenida Expedito Garcia, 200, Campo Grande, Cariacica. A entrada é livre para maiores de 14 anos.

Mais Lidas