Com o objetivo de criar um ambiente propício ao debate, com rodas de conversa, o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), em Vitória, realiza o projeto Colóquios de Pesquisa em Arte. A partir da apresentação de pesquisas, realizadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e do Programa de Pós-Gra (Ufes), serão debatidos temas relacionados à história, teoria e crítica da arte; o ensino da arte; e as relações entre espaço e pensamento. Ao todo, irão acontecer 10 encontros, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 19h, no Museu.
Os Colóquios de Pesquisa em Arte começam no dia 11 de junho, com a palestra de abertura A Perspectiva Criadora da Pesquisa, com a professora Stela Maris (foto de capa), atualmente docente do Centro de Educação da Ufes, às 19h, no MAES. A artista e educadora é graduada em Artes Plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), master em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela, mestre em Artes pela Unicamp e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.
Já no dia 25 de junho, o primeiro trabalho apresentado será A Criação e Atuação da Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes e sua Proposta de Atualização das Linguagens das Artes Plásticas (1976-1980), da aluna/pesquisadora Magna Silva Rosa, com orientação da professora Almerinda Lopes. A pesquisa visa analisar a atuação da Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (GAP), criada no ano de 1976, e as suas contribuições para a ampliação do repertório das artes plásticas capixabas.
O público-alvo desses encontros são alunos e professores de cursos de graduação e pós-graduação da Ufes e de outras universidades, além de artistas, pesquisadores, gestores, agentes culturais e demais interessados. Os projetos apresentados serão aqueles que estão em fase de qualificação, ou aqueles que já estiverem na etapa de conclusão da pesquisa.
Serviço
– A abertura do projeto Colóquios de Pesquisa em Arte será realizada em 11 de junho, com palestra da professora Stela Maris, às 19h, no Maes – Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.
– A segunda apresentação do projeto será feita no dia 25 de junho, com pesquisa de Magna Silva Rosa, às 19h, também no Maes. A participação no projeto é livre.