Domingo, 02 Junho 2024

Maioridade

Maioridade

 

Bate-papo com escritores, contação de histórias, oficinas de arte e peças teatrais baseadas em livros. O premiado Viagem Pela Literatura, projeto Secretaria Municipal de Cultura realizado pela da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, comemora seus 18 anos neste mês, quando também festeja-se o centenário de Jorge Amado. A entrada é gratuita para todas as atividades.
 
Duas datas que não poderiam deixar de ser celebradas com uma programação toda especial. Nesta quinta-feira (30), a partir das 13h, haverá uma exposição virtual mostrando a memória dos 18 anos do Viagem pela Literatura.
 
Logo a seguir, às 14h, será realizado um Círculo de Leitura em homenagem ao centenário de Jorge Amado, tendo como leitora-guia a escritora Silvana Pinheiro. A atividade promove a leitura de fragmentos da obra do escritor, proporcionando aos participantes um incentivo maior para a prática da leitura, por conta da troca, do intercâmbio de vivências e histórias de leitura, dentro do Viagem pela Literatura.
 
Após essa imersão na obra do escritor baiano, às 15h30, está programada contação de histórias com o Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras, da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim. O grupo nasceu em oficinas do projeto.
 
As histórias narradas na quinta-feira serão João Sem Medo, de Augusto Pessoa; A Caça ao Saci, de Monteiro Lobato; A Menina e a Lanterna, conto popular alemão e A Aposta, conto recolhido por Silvio Romero e, especialmente para a ocasião, A Bola e o Goleiro, de Jorge Amado. O encerramento será às 16h, com participação do contador de histórias Nélio Torres.
 
Ampliado durante os últimos sete anos, o Viagem pela Literatura saiu da Biblioteca e foi para escolas, centros comunitários, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun), praças e parques da Cidade. Ao todo, são quase 90 mil participantes ao longo das 17 edições. Mais da metade, em torno de 52 mil, de 2005 a 2011. Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no país. 
 
Antes...
Nesta terça-feira (28), às 14h30, o Cajun Engenharia/Itararé (Beco Maria José Baldan), recebe o Encontro com o Escritor. O convidado para o bate-papo com o público é o escritor e professor de Departamento de Letras da Ufes, Paulo Sodré.
 
O tema da conversa é a produção literária do escritor. Haverá também a participação da contadora de histórias Tiana Magalhães, integrante do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras da Biblioteca Municipal, que narrará a história Guido, a Folha e o Capim, de Paulo Sodré.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 02 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/