O dia nasce, acontece, vai embora. Fica o pó de minério. Eu cheiro pó, eu cheiro pó de minério […]
É assim que se costura a letra da música Pode Minério, do Bloco Bleque. A canção foi apresentada no último domingo (31), no evento Tamar Session, em que o grupo cantou a música de protesto e pode dividir a noite de apresentações com o rapper Gabriel, O Pensador (foto ao lado) – o músico já fez parceria com o Bloco na música Só Tem Jogador.
Na letra constam críticas em tom de ironia que recriminam a Vale, responsável por lançar pó de minério sobre a Grande Vitória, como no trecho: “Quanto Vale nossa respiração fugindo do Tubarão?”. O clipe é formado por imagens que fazem alusão às folias de carnaval e mesclam paisagens de Vitória com a poluição de empresas.
As vozes que formam um coro na canção são de Gustavo Macacko, Lara Laiber, Flor Fusi, Marcio Xavier, Marcos Bifão, Sandro Firmino, Eliomar Viturino e Tití Tchong. Juntos os cantores apresentam uma música bem carnavalesca que fará parte de suas apresentações neste Carnaval de Vitória, começando já na sexta-feira (5), às 19h, na avenida Anísio Fernandes Coelho, mais conhecida como Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória; e no sábado (6), o Bloco Bleque volta a se apresentar no Carnaval de Vitória, às 22h, na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória. Todas as apresentações são abertas ao público.
O Bloco Bleque tem formação em 2007 e foi criado no intuito de reunir artista de diversas vertentes musicais, como Gustavo Macacko, que continua em atividade no grupo e Alexandre Lima, afastado devido a problemas de saúde, entre outros. O formato do grupo é quase feito mesmo para o carnaval, em monobloco, numa mistura de reggae, samba, rock e com a força de uma bateria de escola de samba – por isso mesmo a participação intensa no carnaval de Vitória há quatro anos, especificamente nos desfile da Rua da Lama.
Serviço
As apresentações do Bloco Bleque no Carnaval de Vitória começam na sexta-feira (5), às 19h, na avenida Anísio Fernandes Coelho, mais conhecida como Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória. No sábado (6), o grupo faz show às 22h, na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória. A participação é livre.