domingo, novembro 17, 2024
26 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Março promete muita música para os capixabas

Após a folia do carnaval, março reserva uma programação cultural intensa nos municípios da Grande Vitória. Na programação shows dos cantores Lenine, Erasmo Carlos e o jovem Liniker (vídeo capa). O mês ainda terá eventos como o Festival mulheres do grafitti, Festival de Leituras Dramáticas Capixabas e o Reconecta. 
 
O primeiro de todos a ser realizado será a edição de estreia do Reconecta, entre 3 e 6 de março na cidade de Vitória, com local ainda a divulgar. O que já foi apresentado ao público é o encontro de diversos tipos de artes que serão integradas durante o evento. O objetivo é reunir artistas, coletivos, ativistas e pensadores para a discussão direta e indireta sobre o fazer cultural. O evento, inclusive, está com inscrições abertas para propostas de ações como perfomances e oficinas, que tenham como objetivo intervir em espaços públicos de Vitória para integrar a programação do Reconecta. Os interessados devem se inscrever de forma online e gratuita até a próxima segunda-feira (22). 
 
 
Dentro do Reconecta ainda serão promovidos shows. As atrações estão sendo divulgadas aos poucos, como o jovem Liniker já confirmado na programação. Liniker é um cantor da nova MPB e, desde o final de 2015, tem sido apontado como uma das grandes revelações nacionais atuais. Ele chamou atenção ao lançar a canção Zero (vídeo acima), munido de banda e backing vocals, evidenciando uma qualidade sonora pouco vista em artistas de início de carreira. O cantor faz uma mistura de MPB com música negra. O show de Liniker ainda terá local e horário anunciado e será gratuito. 
 
Na segunda semana de março, entre os dias 8 e 13, será realizado o FEME – Festival Mulheres do Grafitti. Essa é a primeira edição do evento que tem sido construído em toda sua programação a partir de reuniões de colaboração entre mulheres envolvidas com cultura e grafite, tendo articulação do Coletivo Das Mina.

O FEME vai promover encontros entre mulheres de diferentes locais, de dentro e fora do Espírito Santo, no intuito de compartilhar saberes e vivências que tenham em comum o interesse pelo grafitti, muralismo e arte urbana. Toda a programação também será aberta ao público e as atividades serão promovidas na região das comunidades de Itararé e Engenharia, em Vitória, também conhecidas como Território do bem.

 
Já em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, outro festival será realizado durante o mês de março, é o Festival de Leituras Dramáticas Capixabas em Cachoeiro – Um Outro Olhar, nos dias 12, 19 e 26. Essa é a quinta edição do projeto que, neste ano, irá reunir mais de 15 grupos artísticos, todos com atuação e obras locais para apresentarem uma programação de espetáculos teatrais, música e dança, todas gratuitas em três espaços da cidade, a Praça de Burarama, Praça Jerônimo Monteiro e o Teatro Rubem Braga. 
 
Integra a programação a apresentação da Cia. Nós de Teatro com o espetáculo A Incrível História de Tony e Clóvis – história que mostra o encontro de dois palhaços em um lugar perdido, através da música e de jogos corporais e circenses.  A performance inédita Venha Junto, de Aroldo Sampaio e Duo Zaimer, com a Livre Cia. da Dança, baseado nas músicas dos Beatles também entra na programação; além da peça Viajante (foto ao lado), monólogo em que o ator Luiz Carlos Cardoso incorpora nove personagens, entre eles um viajante que encontra diferentes perfis e conta suas histórias. 
 
 
E para além dos festivais, dois cantores de renome nacional fazem shows em março no Estado. O primeiro deles é Lenine, com apresentação no dia 11, no Shopping Vila Velha. O cantor trará a turnê de seu novo disco, Carbono, um trabalho bastante elogiado pela crítica.

Erasmo Carlos chega ao Estado no dia seguinte, 12 de março, para show no mesmo local, com apresentação do trabalho Gigante Gentil, num repertório de grandes sucessos de seus 50 anos de carreira. Os ingressos para cada show custam a partir das R$50,00. 

 
Serviço
 
– O Reconecta será realizado entre os dias 3 e 6 de março com local e horários ainda a confirmar pelos realizadores. Toda a programação será aberta ao público.
 
– O FEME – Festival Mulheres do Grafitti será realizado entre os dias 8 e 13 de março, no Território do bem, que envolve as comunidades de Itararé, Engenharia, Bairro da Penha, São Benedito, Jaburu, Consolação, Floresta e Bonfim, todas em Vitória. A programação será aberta ao público. 
 
– O Festival de Leituras Dramáticas Capixabas em Cachoeiro – Um Outro Olhar será realizado em março nos dias 12, 19 e 26, na Praça de Burarama, Praça Jerônimo Monteiro e o Teatro Rubem Braga. A programação é aberta ao público. 
 
– O show de Lenine será no dia 11 de março, às 22h, na área de eventos do shopping Vila Velha. Já o show de Erasmo Carlos será no dia 12 de março, às 22h30, no mesmo local – avenida Luciano das Neves, 2418, Vila Velha. Os ingressos para cada show custam a partir das R$50,00. 

Mais Lidas