terça-feira, novembro 19, 2024
27.7 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Markus konká apresenta recital poético Afrodiziam nesta quinta-feira

 
Para Markus Konká, a palavra escrita é a forma de arte mais importante para a valorização da cultura. “A poesia tem poder”, diz. Baseado nisso, o ator e bailarino realiza mais um recital poético, desta vez, os homenageados serão os poetas negros. A princípio, o recital seria apresentado em abril, mas foi adiado para maio. Nesta quinta-feira (29), às 20h, ele fará a estreia da apresentação performática Afrodiziam, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória.
 
O conceito do espetáculo é todo baseado na literatura produzida por autores negros e em textos que fazem referência à luta histórica dos negros no Brasil. Haverá poemas de Gonçalves Dias, Solano Trindade, Cruz e Souza, Luiz Gama, Castro Alves, Oliveira Silveira, Abdias Nascimento, Elé Semog, Ària Cantilena, Tobias Barreto e da capixaba Suely Bispo. O espetáculo terá duração de 40 minutos e será acompanhado pelo músico percursionista Ronaldo Rossman, que fará a ambientação sonora do Recital.
 
A ideia do espetáculo surgiu ainda ano passado, quando Markus participou de uma série de festivais nacionais e internacionais com o recital Meus Poetas, Minha Ilha. “O conceito dos espetáculos é parecido, mas em Meus Poetas, Minha Ilha eu recitava apenas autores capixabas. Já em Afrodiziam meu foco é nos poetas negros”, explica. A única capixaba da lista é a poetisa Suely Bispo, que teve o poema Oxum, do livro Desnudalmas, como o escolhido.
 
“Meu objetivo é difundir a poesia pelo exercício da palavra e pela expressão corporal. É um espetáculo teatral com um fundo musical, mas é bastante orgânico também”, conta o ator. Carioca radicado no Espírito Santo, Markus Konká, além de carreira na dança e no teatro, também já participou de filmes dirigidos por cineastas consagrados, como Arnaldo Jabour e Amilton de Almeida. Recentemente atuou em longas e curtas metragens de diretores capixabas, como O Mangue Negro e A Noite do Chupa Cabra, de Rodrigo Aragão.
 
Conhecido pela irreverência e bom humor, Markus diz que o espetáculo será uma provocação e que em breve entrará em circuito nacional. “Quero aguçar a inteligência do povo brasileiro e mostrar o valor e a qualidade dos literatos negros”. Mas, para ele, o mais importante é a valorização da literatura para educar um povo, por se tratar de uma forma lúdica e prazerosa de aprendizado. “Acredito que a poesia é uma das formas de expressão mais importantes para se provocar a reflexão”, afirma.
 
Serviço
 
O espetáculo Afrodiziam acontece nesta quinta-feira (29), às 20h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Av. República, n. 121, Centro de Vitória. Entrada Gratuita. 

Mais Lidas