De dia estúdio, à noite pub. Essa é uma das características do BlackBox Studio Pub, que receberá neste fim de semana seus primeiros shows. Situado na Avenida Leitão da Silva, o local funciona há dois meses para ensaios e gravações, mas nasceu com um objetivo maior: abrir espaço para bandas autorais e covers do Espírito Santo.
Foto: Divulgação
A abertura oficial do pub acontece nesta sexta-feira (12), às 20h com shows das bandas Dona Fran e Like a Boss. No sábado, 13 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial do Rock, quem se apresenta são os grupos Big Bat Blues Band e Zé Maholics, também às 20h.
A iniciativa do estúdio-pub surgiu de uma dupla de xarás envolvidos há tempos no mundo da música. Léo Molini, ex-guitarrista do Herança Negra, e produtor musical, e Léo Hackim, guitarrista na banda Evictus. Desde 2012, Molini possui estúdio, onde conheceu o xará. Resolveram e o resultado foi um novo local com dupla função.
Foto: Divulgação
São dois estúdios, que cobram valores a partir de R$ 35 a hora de ensaio. No maior deles, uma porta de correr separa local de gravação do bar. Com a porta aberta, o estúdio vira pub, enquanto a sala menor pode continuar servindo para ensaios. Inicialmente às sextas-feiras e sábados, com possível expansão para outros dias da semana, o pub abre à noite para bandas locais, tendo capacidade para receber público de aproximadamente 100 pessoas. “Percebemos que a cena musical está aquecida e decidimos juntar esses dois negócios e criar o diferencial de participar da vida do músico de forma mais ativa, não só na gravação mas também na divulgação de seu trabalho”, diz Léo Molini.
Isso porque além de abrir as portas para apresentações, estas serão filmadas, aproveitando a estrutura já montada. Por meio de canal do YouTube, o estúdio pretende fazer live sessions, com transmissão ao vivo e gravação dos shows completos, que ficam disponíveis na rede mundial de computadores. “É um negócio com engajamento, com ativismo. De músico para músico. De quem já trabalhou e ralou muito na cena autoral e está querendo agir nesse mercado, que achamos que está começando a renascer”, afirma o produtor, que já foi técnico de som de bandas como Casaca e Rastaclone.
Para o sócio do BlackBox, o fato de também ser estúdio traz outra vantagem para o pub: a qualidade sonora. “Tem locais em que o som depende da estrutura que a própria banda trouxer. Eliminamos isso. Temos equipamentos de primeira linha, já que somos estúdio”. Os ensaios abertos de bandas também representam outro formato que pode acontecer local.
AGENDA CULTURAL
Inauguração oficial do BlackBox Studio Pub – Shows com Dona Fran e Like a Boss
Quando: Sexta-feira, 12 de julho, 20h
Onde: BlackBox Studio Pub – Avenida Leitão da Silva, 1379, Gurigica – Vitória/ES
Dia Mundial do Rock – Shows com Big Bat Blues Band e Zé Maholics
Quando: Sábado, 13 de julho, 20h
Onde: BlackBox Studio Pub – Avenida Leitão da Silva, 1379, Gurigica – Vitória/ES