sexta-feira, novembro 15, 2024
28.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Montando a cena

Neste mês a classe política vai bombar. A frase é de uma atenta observadora e traduz com perfeição o clima que toma conta do mercado político a partir desta quarta-feira, 7 de março de 2018. 
É quando começa o período permitido para a troca de partidos sem o risco de perda do mandato. Neste ano, os deputados estaduais são os agraciados com a medida.
A se confirmaram as previsões, como já foi dito neste espaço, a migração de um partido para outro enfraquece as coligações que até agora deram sustentação ao governo de Paulo Hartung. 
Paralelamente, começam a se formar grupos visando colocar em prática uma nova política, mesmo que seus integrantes já tenham bastante experiência na área.  
Estão nesse contexto o prefeito de Vila Velha, Max Filho, o deputado estadual Sérgio Majeski, o prefeito de Vila Velha, Max Filho, e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas. 
É evidente que não se pode afirmar que, no contexto que se desenha, o cenário político no Estado vá se transformar em um paraíso do ponto de vista social e econômico.
O que deve ser observado é que sem mudança no modelo de gestão e de desenvolvimento econômico, não haverá as melhorias esperadas, principalmente os avanços sociais reivindicados, e extremamente necessários, pela população. 
Há que se considerar, também, que o cenário regional está inserido na nação brasileira, que passa por uma situação de crise em todas as áreas como nunca se viu anteriormente.
No entanto, ocorrendo o esfacelamento de um grupo que há décadas detém a hegemonia na cena política, deteriorando com o passar dos anos velhas práticas que nem o selo da falsa modernidade pode encobrir, haverá um avanço, mesmo que reduzido. 
Por enquanto, o que se observa é uma mistura de alhos com bugalhos, como diz o dito popular, no troca-troca de partidos. Existem os aproveitadores, os infiéis às causas, e os que não têm causa nenhuma, com exceção de seus interesses. 
Do que sairá dessa mistura e da escolha do eleitor, decepcionado com a classe política, vai depender se a cena seguinte será clara ou sombria.

Mais Lidas