Estruturado em 2011, o coletivo Atitude Inicial trabalha com o olhar múltiplo sobre os diversos agentes que compõem as cidades. E, a partir da experiência com um projeto envolvendo catadores de recicláveis, eles organizaram o Cinema com Lua. Essa é a primeira edição do projeto que já nasceu engajado com a realidade urbana de Vitória: promover um momento que lance reflexão sobre a forma como a sociedade lida com seus moradores de rua. E, com uma programação que envolve cinema, bazar e ceia, o evento terá realização na pracinha do Carone do bairro Jardim da Penha, em Vitória, no próximo dia 19, às 19h30.
O Cinema com Lua foi estruturado para ser um evento colaborativo, onde o público contribui com doações (por meio do site: www.atitudeinicial.com.br) para que 57 crianças, 16 trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (AMARIV) e, em média, 15 moradores de rua possam receber uma noite com sessão de cinema, presentes e ceia. Juarez Jr., um dos organizadores e integrantes do coletivo, define como o evento foi pensado de forma a contribuir com a reflexão social. “Esse é um momento de juntar todo mundo, sem verticalidade, máscaras ou preconceitos – trocar histórias e crescer com isso. Sem dúvidas é um movimento de autoconhecimento que contribui para melhorar cada um de nós”, relata ele.
Na programação, cada atividade foi organizada de forma a gerar identificação com o público. “Pensamos em algo que pudesse inspirar a galera”, explica Juarez, que detalhou cada atividade: “Além do filme, que será A Procura da Felicidade, a ideia é ter outras atividades que integrem também os catadores de recicláveis e seus filhos. Vamos ter o Bazar do Coração, em que estaremos com uma plaquinha indicando: ‘Infelizmente não estamos aceitando dinheiro’, pois tudo o que estiver lá deverá ser pago com um abraço ou um gesto de carinho.Terão também algumas brincadeiras e dinâmicas para a molecada e, ao final, uma ceia coletiva”.
Qualquer pessoa pode participar do evento e colaborar com as atividades a serem realizadas no Cinema com Lua. O Atitude Inicial realiza projetos ao longo de todo o ano e aceita voluntários. Sobre o objetivo maior da atuação do coletivo, Juarez finaliza. “Da periferia ao bairro nobre, todo mundo tem sua história, e todo mundo quer ser feliz. O que a gente quer, é construir um caminho para que essas realidades ao invés de se anularem, contribuam uma com a outra”.
Serviço
O Cinema com Lua, organizado pelo coletivo Atitude Inicial, será realizado no próximo dia 19, às 19h30, na Praça do Carone – Avenida Hugo Viola, 615, Jardim da Penha, Vitória. A participação é livre.