O Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), exibe, nesta sexta-feira (15), a partir das 19 horas, a terceira edição da Mostra Cacau, com a apresentação de cinco filmes em curta metragem produzidos por alunos do terceiro período do curso de Audiovisual.
Organizada pelo Centro Acadêmico de Cinema e Audiovisual (Cacau), com apoio do Cine Metrópolis, o evento pretende mostrar à comunidade acadêmica e à população, a produção cinematográfica de alunos que serão os novos realizadores do audiovisual capixaba.
Representa, também, uma prova de resistência dos alunos, que perderam apoio institucional desde o cancelamento da Mostra Próximos Olhares, cuja sexta e última edição foi realizada em 2015. A Mostra Cacau vem preencher essa lacuna. “Não faz sentido fazer filmes para ninguém ver”, resumem os organizadores.
O esforço coletivo se traduz também no envolvimento de jovens realizadores com as fases de produção audiovisual, exigindo que eles pusessem em prática o conhecimento adquirido nos conteúdos do curso. Assim, mais do que exibição da produção cinematográfica do curso de Audiovisual, a Mostra é também um estímulo para a formação de novos realizadores, oportunizando a eles realizar o primeiro teste em tela de cinema.
Nessa 3ª edição, a Mostra Cacau exibe filmes que têm em comum as reflexões sobre o desconhecido, as coisas que nem sempre estão à nossa vistam, e situações que nem sempre estão sob o nosso controle. A partir de pontos como o sobrenatural, as dificuldades da mente e a chegada da tecnologia, relata como é viver num mundo de incertezas e surpresas e numa realidade em que “tudo está à espreita”. A entrada é franca.
FILMES
Estranhos Anais
SINOPSE: Jovem repórter investiga casos de assassinatos e ataques recorrentes, supostamente causados por uma criatura que até então acreditava-se ser uma lenda urbana. Duração: 15m59.
EQUIPE: Direção: Jorge Tran/Roger Gomes Ghil; Roteiro: Arthur Agostini; Assistente de direção: Elisa Coradini; Produção: Arthur Agostini; Diretor de Fotografia: Jorge Tran; Assistentes gerais: Enzo Salviato, Patrick Braga, Tiago Monfardini, Eduardo Guinsberg; Som, Montagem e Direção de Arte: Waldir Segundo; Efeitos e Caracterização: Raissa Gaede.
Linha desconhecida
SINOPSE: Em uma pequena cidade, uma Lenda Urbana conta que há um número estranho que não pode em hipótese alguma ser discado, pois quem liga desapareceria. Numa brincadeira de trote telefônico, Luiza e Mariana ligam para um número desconhecido e começam a enfrentar assustadoras situações. Duração: 13m32.
EQUIPE: Direção: Carla Baltazar; Roteiro e Assistência de Direção: Lorena D’ Avila; Argumento e Produção Geral: Rafael Ribeiro; Direção de fotografa: Yago de Vargas; Assistente de Fotografia: Stefany Bonfim; Captação e edição de som: Natalia Manarte; Assistente de som: João Lucas Bezerra dos Santos; Direção de Arte: Joyce Machado.
Portaria Eletrônica
SINOPSE: Ivony, uma mulher, porteira de um condomínio, se vê prestes a ser demitida por causa da instalação de um porteiro remoto no condomínio onde trabalha, sem perspectivas de um novo emprego devido a idade. A história coloca em questão até onde a tecnologia pode interferir na vida das pessoas. Duração: 18m.
EQUIPE: Direção: Henrique do Carmo; Assistência de Direção: Rafaela Alvarez e Lesley Sabaini; Roteiro: Gustavo Frossard; Direção de Fotografia: Gustavo Frossard; Assistente de Fotografia: Marceli Rodrigues; Direção de Arte: Natália Freitas; Direção de Som: Lesley Sabaini; Assistência de Som: Pedro Grizotti; Edição de Som: Lesley Sabaini e Luiz Gustavo Casagrande; 2° Operador de Câmera: Gustavo Frossard; Montagem: Luiz Gustavo Casagrande; Produção: Simony Leite Siqueira; Assistente de Produção: Rafaela Alvarez; Preparação de Elenco: Paula Molina; Continuidade: Kevin Felipe Barboza; Still: Thamyris Escardoa.
Sacrifício
SINOPSE: Ambientada na fictícia cidade do interior Coroa de Cristo, este thriller sci-fi traz a depressão como alegoria por meio de uma antiga lenda. Uma onda de homicídios e suicídios faz com que o jornalista Otto saia da capital em busca de respostas. Ao roubar uma evidência de um crime, ele convoca seu fiel escudeiro Raul em uma jornada perigosa e completamente arriscada. Duração: 13m.
EQUIPE:Direção: Nycola Carlos; Produção e Som: Eduardo Couto; Direção e Edição de Som: Estevão de Paula; Produção e Assistência de Direção: João Victor Candido; Assistente de Som: Vinicius Batista; Assistente de Direção, Maquiadora e Assistente de Som: Melina Furlan Roteiro; Edição de Vídeo: Ricardo Almeida Gomes; Fotografia: Tommaso Bellone; Assistente de Som: Vinicius Batista.
Todos vão morrer
SINOPSE: Às vezes é melhor saber a hora de ir pra casa. Duração: 12m54.
EQUIPE: Direção: Luca Guariento; Assistente de direção: Victoria Brasil; 2º assistente de direção: Thamyris Escardoa; Fotografia: Antônio Nogueira; Assistente de fotografia: Natalia Mancio; Assistente de fotografia: Marceli Rodrigues; Som direto: Daniel Pena; Assistente de som: João Lucas Bezerra; Arte: Rafaela Germano Martins; Assistente de arte: Ana Pagani; Assistente de arte: João Roney; Produção: Eddy Aragão; Assistente de produção: Hugo Reis.
SERVIÇO:
Mostra Cacau – curso de Cinema e Audiovisual da Ufes
15 de dezembro (sexta-feira), às 19 horas, no Cineclube Metrópolis (Avenida Fernando Ferrari, 514, Ufes, Campus Universitário, Goiabeiras).
Entrada franca.
Mais informações: [email protected] ou na página do Facebook.