O curta-metragem de Léo Alves, intitulado Pássaro de Papel (foto à esq.) foi produzido em Muqui e já foi exibido em Pernambuco e no Rio de Janeiro. O curta apresenta a história de um fotógrafo que busca conhecer e entender sua própria essência de vida, sua origem. Para isso ele usa aparatos de memória como a fotografia. O curta é um dos filmes que serão exibidos na programação da Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória – que acontece entre os dias 9 e 14 de junho.
Próximo à data de realização, a décima edição da mostra definiu nessa semana a seleção de filmes de sua sessão competitiva. No total foram cerca de 80 peças audiovisuais inscritas, sendo 22 delas escolhidas. Todos o filmes são de realizadores do Espírito Santo que inscreveram produções de diversos gêneros, desde ficção, animação, documentário até videoclipe, em que todos concorrerão a quatro prêmios.
Neste ano, a qualidade técnica dos filmes inscritos foi um dos destaques para a coordenação, já que parte considerável das obras foi filmada em 4k (ultra definição de imagem), o que apresenta a produção audiovisual capixaba atenta aos avanços tecnológicos da área. Outro aspecto que chama a atenção foi a diversidade territorial das produções, com filmes de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Muqui, Guarapari e Cachoeiro do Itapemirim.
A Comissão de Seleção da mostra priorizou a escolha de filmes de acordo com o tempo do evento e, também, dando enfoque à diversidade de formatos e gêneros – fizeram parte da comissão o diretor e produtor Bob Redins; o cineclubista Marcos Valério; e o professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Klaus Berg.
A décima edição da Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória terá a programação distribuída em três espaços culturais de Vitória: Cine Metrópolis da Ufes, em Goiabeiras, Vitória; o Centro Cultural Sesc Glória; e o Casarão Cerqueira Lima, ambos no Centro de Vitória. O evento tem realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba).
Os filmes
Entre os filmes selecionados para a mostra estão produções recentes, como Coisa de Menino, de Bipe Couto e Dayana Cordeiro; e Ogunhê, de Lucas Araújo e Vinícius Vasconcelos. Os veteranos também integram a mostra, como é o caso de Rodrigo de Aragão, com o filme Revelações de Um Cineasta Canibal (foto de capa). Há também produções que já circularam pela internet e chamaram atenção pelo caráter experimental e em formato de “viral” online, como Eu Zumbi – Coisas de Bar ou Passa a Régua e Traz a Conta, de Alexander S. Buck. O curta apresenta, a partir de duas perspectivas, uma situação de conflito gerada por puro engano em uma rua de Vitória (vídeo abaixo).
Serviço
A X Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória será realizada entre os dias 9 e 14 de junho em três locais diferentes: Cine Metrópolis (cinema universitário, em Goiabeiras, Vitória); Centro Cultural Sesc Glória e o Casarão Cerqueira Lima, ambos no Centro de Vitória. A participação no evento é gratuita.