Pensando na importância da visibilidade da fotografia, o Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), do Espírito Santo, inaugurou a mostra Projetando Identidades. Esta é a primeira exposição fotográfica com travestis e transexuais no Estado, que teve abertura na última quarta-feira (31), às 19h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória.
A mostra tem como foco conscientizar a população sobre a importância do respeito à diversidade sexual; refletir sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade; e alertar para os índices de violência contra travestis e transexuais, por meio de números e dados que estão fixados no local.
De acordo com a presidente do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade, Deborah Sabará, a seleção de fotografias foi feita por meio de uma chamada na internet, para que as pessoas pudessem contribuir produzindo ou cedendo os registros. “Postamos nas redes sociais esperando que poucas pessoas fossem enviar as fotografias, no máximo 15 ou 20. Até que em poucos dias vimos que já estavamos chegando a quase 70 pessoas fotografadas. Foi surpreendente”, destacou Deborah.
Além da exposição fotográfica, neste mês de setembro haverá no local uma série de debates sobre variados temas, além da exibição de filmes e documentários. Estes encontros, segundo Deborah, são fundamentais para oferecer conhecimento sobre o tema para todos os públicos. “O debate pauta a questão de gênero e sexualidade como uma discussão pública, na família, na escola, na comunidade, na falta de acesso à saúde e à assistência. É necessário trabalhar principalmente a autoestima desta população ‘invisível’, desconhecida para grande parte da sociedade”, finalizou.
Próximas ações
Dentro da programação de ações da mostra estarão duas atividades no próximo dia 14. A primeira delas é a conversa que discute a Questão Racial e a Luta LGBT, das 14h às 17h, com os palestrantes Felipe Moura de Andrade – coordenador de Políticas para Diversidade Sexual e Gênero do Governo do Estado; e Mirtes Santos – integrante do Coletivo Negrada e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. A mediação será de Henrique Rocha, da União Nacional LGBT. O evento é aberto ao público.
E no mesmo dia, às 19h, está programada a exibição do documentário Precisamos falar sobre Homens Trans, seguido de debate com os convidados Theo Calhau Monteiro e Izah Silva. A participação também é livre.
Serviço
A mostra fotográfica Projetando Identidade, do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade, está em exposição no Museu Capixaba do Negro (Mucane) – avenida República, 121, Centro de Vitória. As visitações são abertas ao público.