domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Movimento cineclubista capixaba em integração no V Encontro Estadual

“O movimento cineclubista é em sua essência um movimento de resistência cultural, que visa promover o audiovisual e democratizar o acesso aos bens culturais”, assim explica uma das organizadoras do V Encontro Estadual de Cineclubes, Laíssa Gamaro. E falar em democratizar o acesso aos bens culturais a partir do audiovisual em pleno cenário político, em que o Ministério da Cultura (Minc) é tratado como um joguete pelo governo federal, é, de fato, uma resistência do segmento cultural. 
 
E se os cineclubes nascem da resistência de democratizar o audiovisual e sua produção, então é preciso que as pessoas que estão à frente de tais iniciativas saibam o tamanho da importância dessas atividades – o que contribui para um maior engajamento social do cineclubismo. 
 
É nesse intuito que o V Encontro Estadual de Cineclubes promove essa maratona de encontro entre cineclubes do Estado. O objetivo é integrar os cineclubes capixabas em atuação e realizar rodas de conversa e ações que sirvam para a troca de experiência e reflexão sobre a importância social de seus trabalhos. Até o momento, cerca de 50 cineclubistas estão inscritos no evento, que realiza uma vivência entre os participantes de quinta-feira (26) até domingo (29), em Patrimônio da Penha. 
 
O Encontro fornece transporte, hospedagem e alimentação durante os quatro dias de evento. Contudo, apenas um representante por cineclube pode participar gratuitamente. Caso mais de um integrante de cada cineclube tiver interesse em participar, ele precisará custear seus gastos. A organização do evento informa, inclusive, que muitos cineclubes estão se mobilizando para ir com mais de um integrante ao evento. 
 
A integração entre os cineclubes capixabas é o eixo que orienta a programação do V Encontro Estadual de Cineclubes. Toda a programação e metodologia do evento foi construída coletivamente a partir de reuniões virtuais e presenciais, convocadas em rede social e outros canais de comunicação. A partir dessa dinâmica a programação foi fechada e cineclubes como o Cine Negrada, Feministas de Quinta, Cine Diversidade, entre muitos outros, se reunirão nesses próximos dias para debates, cafés e rodas de conversa que formam o evento. Cineclubismo, Diversidade cultural e Movimentos sociais em tempos de intolerância será um dos temas das rodas de conversa, por exemplo. 
 
O Encontro realiza concentração na quinta (26), às 8h, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para o transporte até Patrimônio da Penha por meio de ônibus reservado. Durante os quatro dias de evento, os cineclubistas irão debater “a difusão e o fortalecimento do movimento cineclubista do Espírito Santo, além de refletir e traçar coletivamente possíveis caminhos e práticas metodológicas para o movimento nos próximos anos”, explica Laíssa
 
O evento, de acordo com a organização, tem como público principal os cineclubistas do Estado, mas algumas atividades são abertas a participação de outras pessoas interessada na temática. Na praça central de Patrimônio da Penha, por exemplo, o Encontro irá realizar gratuitamente uma Mostra Cineclubista, com vídeos e curtas produzidos pelos cineclubes. 
 
 
Serviço
 
O V Encontro Estadual de Cineclubes tem realização entre quinta-feira (26) e domingo (29), em Patrimônio da Penha. Já a Mostra Cineclubista será realizada na quinta (26), às 21h, na Praça de Patrimônio da Penha, gratuitamente. 

Mais Lidas