Durante o mês de abril, a exposição fotográfica ÀWA NÌ – Nós por Nós!, em cartaz no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, está recebendo uma série de visitas de crianças, jovens e adolescentes. Eles participam do projeto Quilomb'arte: vivências e identidades, parceria do Mucane com o Núcleo Afro Odomodê.
A proposta é apresentar o material fotográfico que compõe a exposição e aproximar esses visitantes da cultura afrobrasileira e de temas como o racismo e a identidade, além das expressões da cultura negra.
As ações já receberam cerca de 50 jovens e crianças de Santo Antônio, em Vitória, e redondezas. As novas visitações seguem em andamento.
Para a coordenadora do Mucane, Thais Souto Amorim, essas atividades são uma oportunidade de ampliar o debate e tornar o espaço vivo. “As visitas à exposição ÀWA NÌ – Nós por Nós! e a vivência do espaço do museu vêm pra fortalecer nossos vínculos com públicos de diversas faixas etárias, apresentando e fortalecendo o debate sobre situações de racismo, o lugar do corpo preto e a diversidade de gênero, através da arte-educação”.
A exposição é uma realização do projeto Núcleo Afro Odomodê e integra as atividades alusivas ao Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março. Ao todo, foram produzidas 32 fotografias de jovens atendidos no Odomodê. O ensaio fotográfico contou com a participação de 15 jovens e foi realizado por Jove Fagundes. Na ocasião, os modelos utilizaram roupas, acessórios, turbantes e penteados ligados à cultura africana e afrobrasileira.
Serviço
A exposição fotográfica ÀWA NÌ – Nós por Nós! fica até o dia 19 de abril, das 12h às 19h, no Mucane – Av. República, 121, Centro de Vitória. A entrada é livre.