segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Mucane promove dia de atividades com discussão sobre a mulher negra neste sábado

O Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro Histórico de Vitória, vai receber o “Seminário de Formação Marcha das Mulheres Negras 2015”, que será realizado neste sábado (25), das 8h às 17h30.
 
Durante o evento, organizado pelo “Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras”, será feita uma análise do contexto da situação das mulheres negras no Espírito Santo, além de discutir estratégias para mobilização de representantes do Estado para a participação na “Marcha das Mulheres Negras”, que será promovido no dia 18 de novembro, em Brasília (DF).
 
“Para o Mucane, contribuir para o fortalecimento, a articulação e o protagonismo das mulheres negras são de fundamental importância, pois a mulher negra constitui um segmento da sociedade que sofre a tripla opressão, em que as desigualdades de oportunidades e o racismo tentam desqualificar e isolar qualquer possibilidade de ascensão e de protagonismo da população negra”, afirmou o coordenador do espaço, Wellington Nascimento.
 
Na programação, haverá mesas-redondas, oficinas de valorização da cultura negra e o lançamento do filme Quase Samba, de Ricardo Targino, que conta com a participação da cantora Mariene de Castro. O vídeo conta a história de Teresa, cantora de rádio que mora na periferia e que, em seu último mês de gravidez, vive um conflito amoroso em uma fábula sobre a família contemporânea.
 
Os interessados em participar do seminário precisam se inscrever por meio do site da Prefeitura de Vitória. 
 
A data 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. A data foi instituída em 1992, no “I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas”, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e luta das mulheres negras.
 
Atividades do dia
 
A programação do evento se inicia a partir das 8h, com momento para café e credenciamento. Às 9h se iniciará a mesa de abertura e, às 9h30, começa discussão com o tema “A articulação da Marcha das Mulheres Negras”. Logo em seguida, às 10h, será feita uma análise aberta da conjuntura do cenário das mulheres negras. Às 11h será momento para debate. A programação volta às 13h30, com debate sobre o tema “Pensando a Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver: estratégias para Brasília”. Às 15h o público inicia outro debate, com o tema “Valorização da ancestralidade: nossos passos vêm de longe”, em que será realizada também uma oficina de turbantes. E, para fechar o evento, às 16h será feito o lançamento do filme Quase Samba, de Ricardo Targino, com Mariene de Castro
 
Serviço
O “Seminário de Formação Marcha das Mulheres Negras 2015” será realizado no próximo sábado (25), com atividades, discussões e debates das 8h às 17h30, no Museu Capixaba do Negro – avenida República, 121, Centro de Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas