domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Mucane sedia primeiro Prêmio Doggueto da Cultura Hip Hop

Gilmar Martins é militante do movimento hip hop no Estado há cerca de 25 anos. Com todo esse tempo de estrada acompanhando a cena, ele sempre notou a falta de incentivo e visibilidade que o rap local sofre, mesmo mostrando-se como uma das áreas mais inclusivas dentro da cultura. “Eu mesmo sou um resgate da cultura hip hop. Foi pelo rap que aprendi a importância dos estudos, do trabalho, e hoje sou advogado e empresário na área do hip hop. Diante disso, aprendi a valorizar o movimento”, detalha Gilmar. 
 
E foi nessa busca por valorização, que ele passou a pensar na criação do Prêmio Doggueto, como forma não só de unir os artistas que movimentam o cena hip hop, mas também de destacá-los. O nome Doggueto vem de uma marca independente de roupas e acessórios de rap que o próprio Gilmar criou. Atualmente a marca apoia, ou patrocina diretamente, cerca de 80% dos artistas de rap que lançam discos no Estado. “O objetivo é incentivar”, como Gilmar não esquece de frisar. 
 
Nessa proposta, Gilmar encabeça então a primeira edição do Prêmio Doggueto da Cultura Hip Hop 2015, que terá cerimônia de premiação na próxima quinta-feira (17), a partir das 18h, no Museu Capixaba do Negro  (Mucane), Centro de Vitória, com entrada livre. Na programação, estão a entrega das estatuetas aos vencedores de 11 categorias; um coquetel às 19h30; e para fechar, shows dos grupos Lecasul e Kairos (vídeo abaixo). A entrada é livre.
 
 
“Criei o prêmio para valorizar e premiar as pessoas que foram importantes neste ano. E quis fazer uma surpresa mesmo, então organizei tudo com poucas pessoas, até porque sei que dentro da nossa cena as pessoas fazem mais de uma coisa. Elas cantam, mas também fazem beats, dançam, grafitam… estão em mais de uma área. Para envolvê-las na premiação, seria preciso abrir mão delas na organização”, explica Gilmar, que aproveita para resgatar o nome de grandes atuantes no hip hip do Estado, como o DJ Jack que, de acordo com Gilmar está sempre pronto a ajudar os projetos e cantores daqui, faz-se muito ativo no hip hop e, desta forma, não poderia ficar de fora. “É uma honra tê-lo nesse prêmio!”, acrescenta.
 
O Prêmio Doggueto foi realizado inteiramente na internet, com a escolha de 11 categorias a serem votadas, algumas delas: Grupo de rap destaque; Melhor CD lançado; Videoclipe; Batalhas de MC; Artista de Grafite e até Melhor grupo de rap gospel. Além disso, Gilmar quis incluir a categoria Personalidade Hip Hop, no intuito de homenagear figuras representativas para a cena – algumas que não trabalham mais no movimento, porém, foram imprescindíveis para o desenvolvimento do rap local – como Alex FM, Paulo Black, Renegrado Jorge, Cyborg e Dj Jerê. 
 
As votações foram feitas no site oficial da Doggueto e surpreenderam em números: em 41 dias, 40.356 pessoas votaram nas 11 categorias. E, para quem ainda acha que são poucos os atuantes no movimento hip hop, as listas de cada categorias estavam cheias, foram mais de 20 artistas envolvidos. “O hip hop do Espírito Santo está muito evidente, com destaque até fora do Estado. Temos muitos artistas e muitos talentos que precisamos valorizar”, finaliza Gilmar. 
 
Os vencedores de cada categoria serão conhecidos nesta quinta-feira, no evento de premiação. Acompanhe as atividades da Doggueto na internet. 
 
Serviço
 
A cerimônia do Prêmio Doggueto da Cultura Hip Hop 2015 terá realização na quinta-feira (17), a partir das 18h, no Mucane – avenida República, 121, Centro de Vitória. A entrada é livre. 

Mais Lidas