O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), no Centro de Vitória, comemora 18 anos em atividade e, começa o ano abrindo a oficina Natureza calculada: estudos em fotografia computacional. A atividade será direcionada pelo artista Gabriel Menotti entre os dias 20 e 22 de janeiro na sede do museu. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no primeiro dia do curso, na recepção do MAES.
O objetivo da oficina é ensinar os alunos a conhecerem processos criativos que trabalham com técnicas de fotografia. Técnicas que ajudam a identificar, por meio de computadores, os padrões de imagem de rostos de pessoas e também a rastrear movimentos; reconstruir lugares e objetos em simulações virtuais. O participante também irá aprender como utilizar aplicativos para a criação de modelos tridimensionais a partir de imagens fotográficas.
A atividade integra o programa do Núcleo de Ação Cultural e Educativa do MAES e é baseada nos trabalhos da série Objetos Provisórios, de Gabriel Menotti, como parte do projeto Aproximadamente 800cm3 de plástico PLA.
Os participantes devem levar suas próprias câmeras e computadores (de preferência com o sistema operacional Windows e mouse). Todo software utilizado será fornecido pelo oficineiro. Posteriormente, os modelos produzidos poderão ser impressos em 3D para integrar a exposição do projeto. Ao todo serão ofertadas 15 vagas.
Serviço
A oficina Natureza calculada: estudos em fotografia computacional, com Gabriel Menotti, será iniciada no próximo dia 20 e segue até 22, das 14h às 16h, no MAES – avenida Jerônimo Monteiro, 631. Centro de Vitória. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas no primeiro dia do curso, na recepção do museu.