Na coluna: o edital da polêmica em Vitória; café e literatura; arte drag; lançamentos de Aliado Jota; e MiQ e Naomhi
POLÍTICA CULTURAL
Restaurado, museu reabre para visita na Prainha
Depois de uma série de obras de restauração, foi reaberto na noite dessa sexta-feira (18), o Museu Ateliê Homero Massena, localizado na Prainha, em Vila Velha. O imóvel foi local de residência e trabalho de um dos mais importantes pintores do Espírito Santo, Homero Massena, e reúne obras do mesmo, e ainda móveis, utensílios, cartas, livros, diplomas e outros materiais. As reformas, além de restaurar pinturas internas e externas do próprio artista nas paredes, também melhoraram a acessibilidade, impermeabilização e outros aspectos. As visitas podem ser feitas gratuitamente, de 10h às 16h, sempre das terças-feiras aos sábados, na Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281.
‘Guerra de comentários’ em página de secretário de cultura
Como publicado aqui em Século Diário, a Associação de Moradores do Centro de Vitória divulgou uma nota em que reclama da falta de diálogo do projeto Cores que Acolhem, que foi contemplado como edital de Artes Visuais pela Lei Aldir Blanc, com os moradores do bairro. O secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, visitou as obras e postou fotos ajudando nas pinturas em seu Instagram, que foi seguida de uma enxurrada de comentários negativos sobre o conceito e qualidade da obra na Rua Graciano Neves. Segundo alguns, ele chegou a apagar comentários, mas aí é que se intensificaram as críticas. Entre as centenas de comentários, houve quem aparecesse também em defesa do projeto.
Houve ‘canetada’ do secretário no edital?
A indignação não é só pela questão artística. Explica-se: no resultado preliminar, o edital teve outro grupo vencedor, com cerca de 40 artistas envolvidos. O segundo colocado entrou com recurso, que foi negado pela banca avaliadora. Então, o secretário Luciano Gagno usou critérios próprios para alterar as notas dos jurados, o que resultou na mudança do resultado final do edital, infringindo o que dizia o próprio texto do certame. Um gestor modificar o resultado de uma banca avaliadora – que era composta por servidores da mesma secretaria – é algo, no mínimo, estranho e preocupante. O secretário alegou inicialmente respaldo em um artigo da Lei de Licitações, embora esta aparentemente não incida sobre esse tipo edital emergencial. Seria um caso de improbidade administrativa? Isso precisa ser respondido pela Justiça. A pergunta é: cadê o Ministério Público?
Enquanto isso, como a internet não perdoa, a “canetada” virou até meme, por meio de uma montagem.
MÚSICA
MiQ e Naomhi juntos em novo clipe
Projeto da Act Group Art, o clipe da música Miqueísmo, do artista cariaciquense MiQ, conta com participação de Naomhi, outra talentosa artista da nova geração capixaba. No vídeo, eles interpretaram curandeiros. O Act está produzindo uma série de videoclipes contratados na modalidade consórcio, em que os artistas vão contribuindo em parcelas até chegar seu momento de produzir.
Aliado Jota retorna: ‘Tô no game’
Um dos grandes nomes das origens do rap no Espírito Santo, Aliado Jota voltou à cena com o trap Tô no game, com beat feito por Skeeter, que já produziu para nomes como Emicida, Rachid e Tássia Reis. Além de disponível nas plataformas de áudio, a música também ganhou um videoclipe.
Aliás, já que estamos falando em novidades na música do Espírito Santo, a coluna indica também o site o Melhor da Música Capixaba (@ommc), que divulga regularmente novidades relacionadas com o trabalho de artistas diversos da cena local.
OPORTUNIDADES
Festival abre inscrições para compositores capixabas
A segunda edição do ExFest acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio e será transmitida pelo canal Explicanção no YouTube, diretamente do Palácio da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. O evento, que busca valorizar os artistas compositores do Espírito Santo, já tem confirmado nomes como Budah, Bella Nogueira (foto), Izar, Cainã e a Vizinhança do Espelho e o convidado Leo Cavalcanti, paulista radicado na Bahia, para promover o intercâmbio com os capixabas. Além deles, o festival abre inscrições para seleção de outras sete atrações para shows de 40 minutos, com cachê de R$ 2,5 mil. As inscrições vão de 21 de fevereiro a 21 de março, por meio de formulário online que será disponibilizado no Instagram do Explicanção.
Editora realiza concurso de literatura e café
O Prêmio Café de Poesia é uma iniciativa da Editora Cousa que vai selecionar e publicar em um livro 20 obras poéticas que tragam como tema a cultura do café. “O café sempre foi importante para a literatura. Seja como bebida consumida por leitoras e leitores, escritores e escritoras, seja como espaço para debate, conversa, tertúlias”, justifica o chamado da editora, que é especializada em ambos, já que além das publicações que já renderam prêmios importantes, também administrou cafeterias culturais em Vitória. As inscrições para o prêmio, que podem ser feitas por escritores de todo Brasil, vão até 14 de março, por meios deste edital. Mais informações: (27) 99958-9142.
EVENTOS
Fabio Carvalho realiza show com campanha solidária
Além de seu show “Quintal”, Fabio e os colegas vão tocar algumas das canções favoritas de Dona Zora, de artistas como Dalva de Oliveira, Wando, Marina Lima e Zeca Pagodinho. Além disso, serão leiloadas obras de 23 artistas radicados no Espírito Santo, cujos recursos serão doados para apoio à campanha. Quem não puder comprar ou comparecer ao evento, pode doar qualquer quantia no Pix ou pelo Picpay @fabio.carvalho07.
Evento discute arte drag na biblioteca estadual
No dia 23, às 13h30, a Biblioteca Pública Estadual (BPES), localizada na Praia do Suá, em Vitória, recebe Lucas Bragança, autor do livro Desaquendando a história Drag no Espírito Santo, Brasil e mundo, além de Vinicius Cavalcante e equipe da websérie de quatro capítulos com o nome de Montadas, dois projetos que foram contemplados por editais da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) relacionados com o movimento LGBTQIA+ no Estado. O encontro terá mediação de Paulo Roberto Camargo. A participação é gratuita, com uso obrigatório de máscaras, protocolos de distanciamento e capacidade máxima para 25 pessoas.