domingo, novembro 17, 2024
26 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Nilson Mesquita Filho apresenta uma medicina sem estresse em crônicas bem-humoradas

Entre plantões, residências, salas de espera, de cirurgia, consultórios, corredores, sessões de hemodiálise, hospitais e unidades de saúde, a vida médica é solo fértil para o estresse. Mas as crônicas de Nilson Mesquita Filho, médico nefrologista há mais de 30 anos no Espírito Santo, não encaram a coisa com tanta seriedade assim. As pouco mais de 30 histórias tingem de leveza uma vida de tensão.
 
Eu…Escritor…, primeiro livro de crônicas de Nilson, será lançado nesta terça-feira (15), a partir das 18h30, no Shopping Jardins, em Jardim da Penha, Vitória. Com um “olhar diferente” do cotidiano médico, o médico nefrologista se vale das características que consagraram o gênero: o bom humor e a maciez para tratar dos temas, mesmo os mais espinhosos. 
 
Quando não são fruto da imaginação do cronista, as histórias se baseiam em passagens que testemunhou ou que lhe contaram. Mas imaginosas ou não, todas nasceram da insônia do nefrologista.
 
O humor dá o tom. Logo entre as primeiras crônicas, encontramos o cirugião cardiovascular onanista. Dos melhores, seus procedimentos são sempre exitosos, graças à prática inveterada do onanismo, que “deixa as mãos mais firmes”. Há ainda o sofrimento inconsolável do médico urologista Joaquim Pinto – e não é pelo sobrenome.

A história do casal de gêmeos Elvis e Presley da Silva tem cara de inspiração na vida real dos consultórios. Há conselhos: mesmo quando parece reinar a paz inabalável, nunca subestime um plantão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 
Mas as crônicas não se fazem só de humor: há dramas amorosos-filosóficos, como em Amada Amante, em que um casal de médicos amantes descobrem ao mesmo tempo serem portadores de câncer. Ela sobreviveu; ele não resistiu. Há mensagens românticas, como o caso em que o acaso põe dois corações em contato entre sessões de hemodiálise – a sogra, aqui, aparece como o obstáculo, a típica figura odienta e preconceituosa. 
 
Nilson já diz desde o prólogo que a prática médica é uma “escola de vida”. É o que aparece nas crônicas de Eu…Escritor…, em que tudo tem lugar, do bizarro ao corriqueiro. Exatamente como na vida.
 
Serviço
Nilson Mesquita Filho lança Eu…Escritor… nesta terça-feira (15), a partir das 18h30, no Shopping Jardins. Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória.

Mais Lidas