sexta-feira, novembro 15, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Novo bloco levará reivindicações do povo negro ao Carnaval de Vitória

O Bloco Afro Kizomba será uma das novidades do carnaval capixaba em 2018. Recém-lançado, ele pretende ser uma alternativa política e cultural para dar visibilidade à comunidade afro-capixaba e suas demandas sociais.
 
O enredo desse ano está definido: “De Isabel a Temer: 130 anos sem reparação”, em referência tanto ao aniversário da Lei Áurea, que não garantiu políticas de reparação e inclusão do povo negro, quanto à atual situação do país, contestando medidas como a Reforma Trabalhista, que o grupo entende que prejudica o trabalhador e especialmente os negros e negras.
 
“A gente considera que o carnaval é uma festa popular que tem muito da origem negra. Aqui no Espírito Santo ainda não tinha um bloco que demarcasse essa matriz racial. A ideia do Afro Kizomba, é promover alegria e descontração, mas também reforçando essa matriz racial existente na sociedade brasileira e em nosso carnaval”, explica Lula Rocha, um dos organizadores do bloco.
 
O grupo promete ir do congo ao maracatu, passando pelo samba, axé, funk e pontos de matriz africana, sem deixar de valorizar outras manifestações locais como jongo e Folia de Reis. Além do som, promete diversas alas, intervenções e performances. O desfile do bloco acontecerá no sábado de Carnaval no Centro de Vitória. “Identificamos um certo esvaziamento da cultura no Centro por falta de apoio por parte do poder público, então também protestamos por conta disso lá, onde também costumam se concentrar outros blocos alternativos”, afirma Lula.
 
Na semana passada aconteceu uma reunião de organização do bloco, com presença de cantores, instrumentistas e outros interessados. Os ensaios são abertos para quem quiser assistir ou tocar no bloco e acontecerão nas quartas-feiras (17 e 24 de janeiro e 7 de fevereiro), às 18h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado próximo ao Parque Moscoso, Centro de Vitória. Um ensaio extra ainda acontecerá no domingo (27), às 17h. A saída do Bloco Afro Kizomba será no dia 10 de fevereiro, com concentração a partir das 15 horas, no Mucane.

Mais Lidas