Na coluna: lançamento de Vitu, mostra de videoclipes, Leia Capixabas, Conselho de Cultura, erro em edital, homenagem a Raul Seixas
Vitor Locatelli, guitarrista e vocalista do Moreati, lançou nesta semana o single Deixa Sossegar, no qual assume o nome artístico de Vitu. Canção surgida a partir dos tempos de quarentena, transita entre a melancolia e a esperança. A gravação foi feita na casa do artista, contando com mixagem de Jackson Pinheiro, do Supercombo. No clipe, participam vários artistas do Espírito Santo desde suas casas, como André Prando, Cainã Morellato, Thaysa Pizzolato (Auri), Francesca Pera e Fernando Zorzal (Transe) e Luiz Magnago (Muddy Brothers), entre outros.
Mostra de videoclipes abre inscrições
O Formemus, evento de formação musical, abriu inscrições para sua mostra de videoclipes. O evento será dias 14 e 15 de agosto em versão online com participação gratuita mediante inscrição. Cada artista ou banda poderá inscrever até dois clipes de música autoral e serão selecionados 20 deles para serem exibidos durante o Formemus. Inscrições até dia 6 de julho em https://www.formemus.com.br.
Leia Capixabas em junho
O clube de leitura Leia Capixabas já tem data para o próximo encontro, agora online por conta da pandemia. Será no dia 20 de junho, pela plataforma Zoom. O tema do mês será poesia e cada participante deve mostrar a obra de um escritor do Espírito Santo no gênero para apresentar. Só não vale obra própria. O link será divulgado no dia do evento no Instagram do Leia Capixabas.
Conselho de Cultura encaminha processo eleitoral
Aconteceu pela primeira vez online a reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC), no último dia 10. Nela foi encaminhada a proposta para o processo eleitoral do conselho, que está travado desde o ano passado, sendo que a atual a gestão venceu em maio de 2019. Podem se candidatar pessoas físicas e jurídicas indicadas por assembleias de suas entidades culturais. O edital ainda será publicado, sem data definida. A reunião tratou também dos próximos passos relacionados à implementação da Lei Aldir Blanc no Estado, que vai proporcionar R$ 55 milhões para auxílio emergencial e investimentos em cultura no Espírito Santo. A reunião pode ser assistida na íntegra no YouTube.
Webconferências da Lei Aldir Blanc
E falando da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, no momento vários municípios estão começando a discutir entre gestores e sociedade civil sobre os passos necessários para receber e implementar os recursos oriundos da lei, que ainda precisa da sanção do presidente da República.
Estão marcadas webconferências nos seguintes locais: Serra (13 de junho, 16h), Vila Velha (dia 15, reunião da sociedade civil às 18h30 e dia 18 com gestores públicos), regional São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia, Vila Pavão, Montanha, Conceição da Barra, Pinheiros e Pedro Canário (17 de junho, às 18h30), Baixo Guandu (18 de junho, às 19h), Vitória (19 de junho, 16h), regional Colatina, Linhares, Baixo Guandu e Sooretama (23 de junho, às 18h30), Cariacica (24 de junho, às 18h). Para Cariacica as inscrições podem ser feitas aqui.
Resultado de edital provoca polêmica
Causou um zum-zum-zum entre artistas o resultado do edital 029 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para Territórios Criativos. Isso porque, ao sair o resultado final, notou-se que entre a lista de inscritos, publicada em fevereiro no site da secretaria, e a lista de aprovados, constavam com três erros: um nome que saiu diferente entre as listas, um nome que saiu duas vezes entre inscritos, e um nome que foi aprovado mas não saiu na lista de inscritos. Três dias depois, a Secult publicou uma nota de reconhecendo a falta de um proponente e publicando a lista corrigida. “A lista de inscritos é meramente informativa e não contem nenhuma etapa de habilitação da inscrição”, justificou. Porém, houve ao menos duas denúncias no Ministério Público pedindo investigação do caso, alegando possível fraude e erros passíveis de eliminação dos candidatos.
Homenagem a Raulzito
Um point Raulsseixista na capital capixaba, o Espaço Thelema vai realizar uma programação especial em homenagem ao aniversário do ídolo do rock nacional, o canceriano Raul Seixas. Entre os dias 23 e 28 de junho serão ao menos 12 “lives” com bate-papo, grupo de estudos e apresentações artísticas, contando com participação dos músicos Sandrera, Aurélio Pedro, Bruna Knupp e a banda Plactzum, tudo transmitido pelo Instagram do grupo Karvernistas.