Na próxima quinta-feira (13), a reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC) apresentará o resultado do processo eleitoral que define os representantes dos diversos setores artísticos e culturais do Espírito Santo no órgão que promove diálogo e proposição de políticas da sociedade civil junto ao governo estadual. Devido à pandemia, as diversas entidades representantes dos segmentos e das regiões capixabas se reúnem de forma online para definir os nomes de titulares e suplentes encaminhados à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com posse prevista entre 20 de agosto e 3 de setembro, a nova formação colocará fim à atual gestão, com mandato já vencido desde o ano passado. A reunião do CEC no dia 13 começa às 14h e terá transmissão pelo YouTube e Facebook da Secult. Em pauta também estará a Lei Aldir Blanc e suas ferramentas de participação social, entre outros temas.
Cariacica aprova Plano Municipal de Cultura
Na segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Cariacica aprovou de forma unânime o Plano Municipal de Cultura. Assim, no embalo da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Cariacica entra no seleto hall dos municípios capixabas com o chamado “CPF da cultura” completo: conselho e fundo de cultura ativos e plano de cultura aprovado. O Plano Municipal apresenta um planejamento e metas para a política cultural do município para os próximos 10 anos (2020-2030)
Contos capixabas no Sesc
A contadora de histórias Dalisa Campos Miranda, de Vila Velha, apresenta neste sábado (8), ao meio-dia, seu espetáculo “Contos Capixabas Encantados”, que reúne as histórias, lendas e personagens que compõem o imaginário mágico do Espírito Santo. A apresentação faz parte da programação do Sesc de São Paulo, com transmissão pelo Instagram e YouTube. Enquanto isso, o Sesc do Espírito Santo segue sem atividades culturais e o aviso de que o Sesc Glória, que demitiu toda sua equipe cultural, não voltará a abrir as portas este ano.
Vila Velha inaugura Estação Cidadania
Pinturas de Homero Massena descobertas
Livro com cerveja
O escritor Marciel Cordeiro lançou uma estratégia inusitada para vender seu livro Caminho para Texas no Dia dos Pais. A promoção é que quem comprar a obra por R$ 30, com frete incluso, concorre a um pack de cerveja. Mas a participação no sorteio do “kit cerveja” está limitada aos 25 primeiros que comprarem a obra. Lançado no ano passado reunindo 33 contos curtos repletos de humor e sarcasmo e uma linguagem coloquial, o livro relata histórias comuns e/ou curiosas inspiradas em suas andanças por Bahia, Espírito Santo e outros estados.
O Carmélia revive?
Também está rolando um abaixo assinado sobre o Carmélia neste link.