sábado, novembro 16, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Núcleo Afro Odomodê recebe mostra de fanzines

Organizado pelo grupo Nós Poetaremos, a Mostra de Fanzine Nós Poetaremos é apresentada como “inspirada tanto na geração do mimeógrafo quanto na literatura marginal e tem o objetivo de reunir autores, colecionadores, editores e o público em geral para compartilhar e apreender questões acerca desse meio de publicação, os fanzines”.
 
Seja de forma artesanal ou não, os fanzines são publicações independentes de poemas, contos, crônicas, desenhos (quadrinhos) – e até mesmo tudo isso junto em um trabalho só – que destacam geralmente novos escritores que não teriam espaço em editoras comuns. Aqui nos estado o coletivo Literatura MarginalES é um dos mais ativos grupos independentes a realizar a produção de fanzines.
 
Para juntar realizadores não só de fanzines, mas de projetos que envolvam publicações independentes, por vezes artesanais, e iniciativas parecidas de literatura, será realizada na próxima terça-feira (2), a partir das 14h, a Mostra de Fanzine Nós Poetaremos. Por lá, além de exposição e lançamentos de fanzines, haverá ainda Sarau Poético e participação de grupos e coletivos como o já citado Literatura MarginelES, o Poesia de Busão e o Tercetos Poesia.
 
A programação inclui ainda um Bate-Papo com o tema Poesia, Fanzines e Publicações Independentes, com participação de Rayza Macunã, do grupo Foi a Feira; Juplin Jones, da Editora Poesia de Papelão Cartonera (que realiza produção e lançamento de obras recicláveis e artesanais no Estado); e a escritora Cora Made, autora do projeto que financia a produção de seu primeiro livro independente e artesanal, Quanto Vale o Poema?. O evento será fechado com batalha de poesia promovida pelo Slam Botocudos. A entrada é livre. 
 
E para quem tem interesse em lançar no evento seus próprios fanzines, a organização está selecionando interessados por meio do endereço eletrônico: [email protected]. As obras devem se enquadrar nos gêneros de conto, crônica e poesia e as vagas são limitadas. Lá serão disponibilizados standes onde cada representante poderá comercializar e expor seu material. Uma das obras já selecionadas é o fanzine Um Tudo do Meu Eu (foto ao lado), do rapper Carlos Abelhão.
 
 
Serviço
 
A Mostra de Fanzines será realizada na próxima terça-feira (2), das 14h às 22h, na sede do Núcleo Afro Odomodê – escadaria Jayme Figueira, 13, Fonte Grande, Vitória. A entrada é livre. 

Mais Lidas