Misturando ficção com fatos reais, o diretor Nikolaj Arcel recria o triângulo amoroso entre a britânica Caroline Mathilde (Alicia Vikander), o rei da Dinamarca Christian VII e o médico Johann Struensee (Mads Mikkelsen). O Amante da Rainha retrata um dos grandes episódios da história da Dinamarca.
Durante o seu reinado, Christian VII foi perdendo sua saúde mental e o acompanhamento de um médico tornou-se necessário. O alemão Johann Struensee (Mads Mikkelsen) foi escolhido para tratar o rei e logo ganha a confiança do monarca. Entretanto, Struensee também se aproxima cada vez mais de Caroline tornando-se seu amante.
Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do país e iniciam uma revolução de inspiração iluminista. O foco de O Amante da Rainha é na política, deixando o romance apenas como pano de fundo da reforma que a Dinamarca passou durante o século XVIII.
O filme de cenários suntuosos e figurinos detalhados chama a atenção pela produção grandiosa, que ficou a cargo da Zentropa, uma das maiores produtoras de cinema do norte europeu, que costuma cuidar dos filmes de Lars von Trier.
A fotografia e as atuações também são impecáveis, com destaque Mads Mikkelsen, que desenvolve um personagem ambíguo que fica entre o amante carinhoso e ambicioso articulista político.
Serviço
O Amante da Rainha (Em kongelig affære, Dinamarca/Suécia/Rep. Tcheca, 2012, 137 minutos, 14 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h.