sexta-feira, novembro 15, 2024
28.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

O incrível encontro da Orquestra Sinfônica com o Ticumbi

Fotos: Rogério Medeiros

Um diálogo entre a cultura erudita e a popular. De forma inédita, o Ticumbi, manifestação folclórica dos negros do norte do Espírito Santo, se apresentará com acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) nos próximos dias 21 e 22 de março no Teatro Glória, no Centro de Vitória.

A proposta segue o que foi feito no ano passado num concerto junto com bandas de congo da Grande Vitória. Desta vez, os convidados vêm de Conceição da Barra, o grupo Ticumbi de São Benedito, comandado por Tertulino Balbino, o Mestre Terto. O ticumbi é uma manifestação única, que só existe no norte capixaba, envolvendo música, teatro, dança, poesia e louvor.

Nas últimas semanas vêm sendo realizados frutíferos encontros entre integrantes da Orquestra e do grupo de Ticumbi para acertar os últimos detalhes, alinhamentos e ensaios. “A proposta é justamente trazer os grupos para tocarem e cantarem como sempre fazem e inserir a Orquestra para fazer uma coparticipação, lado a lado, mas sem influenciar na performance deles”, conta o maestro titular da Oses, Helder Trefzger. “Não se trata de estilizar o Ticumbi, ou fazer uma versão orquestrada, queremos manter a genuinidade e riqueza da cultura popular, se apresentar com eles respeitando totalmente o jeito de cantar, tocar, dançar e todo o demais”.

A apresentação deve conter uma versão compacta e adaptada com supervisão do Mestre Terto para adequar o Ticumbi a um espetáculo de pouco mais de uma hora de duração. Na introdução, ainda haverá uma entrada composta pelo Maestro Helder em que a Orquestra tocará sozinha com partituras inspiradas em temas de Terto. E para finalizar em grande estilo, será feito um encerramento com apresentação do Forró de Sapezeiro, outra manifestação muito típica do norte capixaba, em que há rimas e improvisos.

As exibições conjuntas são fruto de um longo processo, desde a sugestão vinda do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, até o convite formal, os diálogos entre os grupos, a construção do roteiro de apresentação e a elaboração das partituras da Orquestra. “O mais difícil é a sincronia, porque no Ticumbi, muitas vezes, os cantores sustentam a nota de acordo com a respiração, podem durar de três a seis compassos. Já a Orquestra, precisa ter uma partitura definida. Então precisamos tentar equalizar isso de uma maneira que fique legal para eles e que a gente não corra o risco de perder a sincronia”, explica o maestro.

O resultado final desse encontro ousado só poderá ser visto, mesmo, nas duas noites no Teatro Glória.

SERVIÇO

Apresentação da Orquestra Sinfônica com participação especial do Ticumbi de São Benedito

Datas: 21 e 22 de março, às 20 horas

Local: Teatro Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428 – Centro de Vitória

Valor: R$ 10 (inteira) e R$5 (meia). Já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro.

Programa:

Trefzger – Abertura Ticumbi

Tertulino Balbino – Ticumbi de São Benedito

Ticumbi de São Benedito Mestre Terto – Forró de Sapezeiro

 

Mais Lidas