segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

O Verão do Foguete é o tema da edição 2015 do Cine Rua 7

 

O verão do foguete. Esse é o tema desse ano da edição do Cine Rua 7, uma mostra de cinema realizada no centro de Vitória que vem movimentando a cena cinematográfica capixaba nos últimos anos. E, diante desse tema inusitado e até meio nonsense, o cineasta e idealizador do evento, Gui Castor, foi convidado a explicar de onde surgiu a temática. “O verão do foguete foi inspirado no primeiro capitulo do livro Crônicas Marcianas, do escritor norte-americano Ray Bradbury. É um livro que recorre à colonização de Marte por uma humanidade que foge de um mundo a beira da destruição. São intensas histórias que constituem um canto contra o racismo, a guerra e a censura”, explica ele. 
 
O tema tem estado presente e bem trabalhado na internet, já que o Cine Rua 7 está com inscrições abertas para realizadores de obras cinematográficas que queiram participar da edição. É possível inscrever qualquer filme, sem restrição de formato, duração, ano de realização e local de origem. Os interessados devem acessar o site do evento e realizar a inscrição online que segue aberta até o dia 14 de fevereiro e é gratuita. 
 
E por falar em internet, ela tem sido grande aliada da mostra que consegue alcançar produções de diversos lugares e, dessa forma, realiza um recorte bem misturado nas edições do evento. “Através da internet conseguimos expandir bastante. Na edição passada tivemos mais de 150 filmes inscritos no processo de selec?a??o, com 26 selecionados, entre eles dois lançamentos de filmes inéditos. No total foram 12 obras capixabas; oito internacionais e seis de outros Estados como Bele?m, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Sa??o Paulo. Nesse ano, as inscrições estão bem movimentadas e já estamos com um número superior aos anos anteriores”, conta Gui Casto
 
A equipe de curadoria dos filmes já está definida, são eles Júlio Tigre, Gabriel Borem e o catalão Julio Lamaña Orozco. Uma banca bem diversificada para atender à variedade da mostra, mas sem deixar de prezar pelas obras capixabas, como frisa Gui Castor. “Sem dúvida o que sempre esperamos são trabalhos produzidos no Espirito Santo, para poder ver, debater e discutir o que se produz aqui; pois há a possibilidade da presença da equipe de realização. ”. 
 
Além dos filmes, a mostra também reúne em sua programação diversas manifestações artísticas, como performances, poesia e apresentações musicais. Durante os anos de realização, o Cine Rua 7 já contou com a participação do pianista clássico Pedro de Alca??ntara; do grupo zee-la; da bateria da Escola de Samba Unidos da Piedade; do cantor Mirano Schu??ller; do escritor Cae?? Guimara??es; e com apresentações variadas com grupos e bandas como Blues Sociedade Acústica; Gerô e Orquestra Espacial; Sol na Garganta do Futuro, entre outros. 
 
E nessa proposta de diálogo com a própria cidade e os artistas locais atuantes de diversas manifestações, o Cine Rua 7 de 2015 promete realizar mais uma edição marcante e culturalmente rica.
 
Serviço
 
As inscrições para a edição O verão do foguete, da mostra Cine Rua 7, seguem abertas até o dia 14 de fevereiro e não mantém restrição de obras a serem inscritas. Acesse o site e saiba mais.  

Mais Lidas