segunda-feira, novembro 18, 2024
20.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Obras de diversas linguagens estão reunidas na exposição Diálogo da Diversidade

Os capixabas têm até o próximo sábado (30) para visitar a exposição Diálogo da Diversidade, na Galeria Matias Brotas Arte Contemporânea, em Vitória. O projeto abre o acervo da galeria, sob o olhar do do professor de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e curador da mostra, Fernando Pessoa e, dessa forma, propiciam ao público ver pela primeira vez ver a diversidade de artistas e obras.
 
No espaço estão expostas pinturas, fotografias, desenhos e esculturas de 15 artistas com ampla repercussão no cenário da arte contemporânea nacional, como Amilcar de Castro, Manfredo de Souzanetto, Paulo Vivacqua, Shirley Paes Leme, Lara Felipe, Julio Tigre, Renata Egreja, José Bechara, Raphael Bianco, Vilar, entre outros. A entrada é gratuita. 
 
A ideia da coletiva é mostrar a variedade de obras, artistas, estilos e suportes, a partir de um critério comum entre as obras, por isso a concepção da exposição é fazer um diálogo da diversidade. “Decidi fazer um diálogo entre as obras, privilegiando exatamente a diferença entre elas. Concebendo a própria exposição como uma obra de arte”, explicou Fernando Pessoa.
 
Logo na entrada da galeria, a exposição propõe um diálogo acerca da diversidade: a fotografia de Renan Cepeda com a pintura do Júlio Tigre e a gravura do Amilcar de Castro: três suportes, estilos, técnicas, e conceitos completamente diferentes, em uma conversa sobre casas (foto de capa). “Neste primeiro ambiente, apresentamos diferentes obras em um mesmo diálogo sobre casas, a fim de criar uma atmosfera de lar e saudar os visitantes com boas vindas: Entrem, aqui também moram os deuses”, comenta Pessoa.
 
De acordo com Pessoa, a proposta da exposição Diálogo da Diversidade é mostrar uma visão do acervo da Galeria Matias Brotas que convida os seus visitantes a olharem as obras não apenas como compartimentos particulares, fechados em si mesmos, mas como elementos visuais que compõem uma grande confraternização da arte.
 
Serviço
A exposição Diálogo da Diversidade fica até o próximo sábado (30) na Galeria Matias Brotas – Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. As visitações são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábado das 10h às 15h

Mais Lidas