Com curadoria da pesquisadora em historia da arte, Almerinda Lopes, a exposição O meu, o seu, o nosso desejo apresenta um panorama de obras críticas e representativas sobre a fase da ditadura militar até o período da redemocratização nacional. A mostra teve estreia em Vitória no mês de setembro, mas mantém exibição para o público até o dia 31 de janeiro de 2015, na Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU), no campus de Goiabeira, em Vitória, dentro da Ufes.
O objetivo da mostra é apresentar ao público obras reflexivas sobre as fases políticas acima citadas em solo brasileiro. A exposição ainda vem em época propícia, já que em 2014 completaram-se 50 anos desde o dia em que o Brasil viveu seu primeiro governo militar, em 1964. Não só a GAEU, mas a Galeria de Artes e Pesquisa (GAP), também da Ufes, foram criadas exatamente nessa época em que o governo detinha controle rígido sobre a produção artística nacional.
O nome da exposição foi uma apropriação do álbum de xilogravuras de Antonio Henrique Amaral, pintor e desenhista paulista. A mostra põe em destaque obras dele que não se pautam por afinidade de linguagens, ou processos, mas que permitem estabelecer aproximações entre os propósitos dos objetos, abusando do sentindo irônico e crítico.
Atualmente, o acervo da GAEU é o um dos mais significativos em categoria de coleção pública de arte moderna e contemporânea do Espírito Santo – suas exposições contam com doações feitas pelos próprios artistas expositores.
Serviço
A exposição O meu, o seu, o nosso desejo pode ser visitada até 31 de janeiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. A GAEU fica dentro do campus de Goiabeira da Ufes – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeira, Vitória . As visitas são abertas ao público.