Abrindo o programa a Sinfonia nº 2, do principal compositor dinamarquês, Carl Nielsen, que viveu entre 1865 e 1931. Composta entre 1901 e 1902, a obra foi inspirada na Teoria dos Quatro Temperamentos, desenvolvida por Hipócrates, no ano 400 a.C. De acordo com o maestro, “cada movimento da obra tem relação com um dos temperamentos humanos descritos por Hipócrates, ou seja, o colérico, o fleumático, o melancólico e o sanguíneo”.
Completando o programa, o célebre Concerto para piano e orquestra n.º 1, do compositor russo Tchaikovsky. A obra é famosa por seu tema introdutório, tocado pelas trompas e também por suas belas melodias.
O solista da noite será o pianista Aleyson Scopel, conhecido por seu perceptivo lirismo e sobriedade técnica. Ele já percorreu as mais importantes salas de concerto do Brasil, além de realizar apresentações no exterior. Além das obras???primas dos grandes compositores do repertório pianístico, o solista convidado possui ávido interesse por peças contemporâneas. Estudou na classe da professora Patricia Zander e recebeu da instituição o prêmio Blüthner. No Brasil, prosseguiu orientado por Celia Ottoni e Myrian Dauelsberg.
Serviço:
Orquestra Sinfônica do Espírito Santo – Temporada 2017
“SÉRIES PRÉ-ESTREIA E CONCERTOS SINFÔNICOS”
“OS QUATRO TEMPERAMENTOS”
Obras de: Tchaikovsky e Nielsen
Regência: Maestro Helder Trefzger
Solista: Aleyson Scopel, piano.
Local: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória
Data: Quarta-feira (25) e Quinta-feira (26)
Horário: 20h