Os capixabas vão conhecer todos os segredos e curiosidades do corpo humano na exposição Corpo Humano: da célula ao homem, que entra em cartaz na próxima terça-feira (1), no Palácio Anchieta, em Vitória. Com proposta inovadora e inédita no Brasil, a mostra terá uma programação extensa e ações educativas, como oficinas gratuitas aos visitantes.
Com um patrimônio cultural e científico valioso, compõem o acervo da mostra Corpo Humano: da célula ao homem cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinadas ou fixadas em formol, réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas. A peça mais curiosa, geralmente a mais procurada, é o corpo humano dissecado, vertical, fixado em formol.
Visitantes farão uma viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os tempos atuais. Modelos didáticos 3D e microscópios mostrarão com precisão o universo microscópico do corpo. A mostra abordará os aspectos anatômico-funcionais do corpo humano, incluindo desde suas estruturas elementares até as mais complexas, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução humana e anatomia comparada de vertebrados.
A interatividade também é parte importante do projeto. Recursos modernos vão transformar o acesso às informações em uma experiência mais pessoal. Com recursos tecnológicos avançados, os visitantes poderão interagir mais facilmente com a exposição. Na sala “1” funcionará um espaço multimídia com 45 lugares, que exibirá o filme Viagem por dentro do corpo humano, com duração de 15 minutos.
Além disso, buscando uma maior inserção da exposição no contexto atual das tecnologias da informação, toda a coleção foi informatizada. Através de um aplicativo para smartphone e tablet, disponibilizado na internet, o visitante terá acesso, via “QR code”, às informações de cada peça do acervo em seu próprio celular, optando pela língua de sua preferência: português, inglês ou Libras, ou ainda o áudio em português.
A mostra também vai oferecer oficinas aos visitantes, dentre elas, a montagem de um corpo, montagem de esqueleto humano e a montagem de um quebra-cabeça com radiografias reais de um esqueleto humano adulto.
A exposição científica Corpo Humano: da célula ao homem é uma realização do MCV – Museu de Ciências da Vida, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob a curadoria de Athelson Bitencourt, idealizador do projeto, coordenador do MVC e professor de anatomia e neuroanatomia.
Serviço
A exposição científica Corpo Humano: da célula ao homem será aberta ao público a partir da próxima quarta-feira (1), no Espaço Cultural Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro de Vitória. As visitações podem ser feitas até 30 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados das 9h às 17h; e domingos das 9h às 16h. A entrada é gratuita.