sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Para Bernadette Lyra, o cinema é um jogo

“Um filme só existe quando é colocado diante dos espectadores. Fora disso, é coisa morta”, diz a escritora e pesquisadora Bernadette Lyra, que lança nesta quarta-feira, às 19h, no Grappino Bar, o livro O Jogo dos Filmes. O livro já havia sido apresentado em outubro em Goiânia no encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), em que a professora natural de Conceição da Barra, norte do Estado, recebeu o prêmio de Pesquisadora do Ano.

“O filme é um jogo e o espectador está jogando. Quando você vê um filme, pode recriar, está em atividade. Não se pode analisá-lo só esteticamente, tem que mergulhar nele, estar jogando”, diz. Partindo das definições de Roger Caillois no livro Os Jogos e os Homens, e também de Humberto Maturana, a autora faz uma breve introdução teórica explicando a relação do jogo com a vida humana.

“Jogar é a atividade mais fundamental do ser humano. Desde que se começa a falar, aprende a jogar com o que está à sua volta, cria uma área transicional entre você e o mundo. No livro, trago isso para o cinema. Filme e cinema não são separados, existe uma área entre os dois, no momento em que a pele do seu olho roça na película, é quase um encontro amoroso, que é o seu filme”.

Os diretores e obras escolhidos em O Jogo dos Filmes são aqueles com os quais Bernadette Lyra trabalhou nos diversos cursos que deu como professora na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Andreï Tarkovsky, Pedro Almodóvar,  Marcelo Mazagão, Manoel de Oliveira, Peter Greenaway.

O livro traz esses jogos que a autora observa e percebe nos filmes, com uma linguagem que busca ser acessível e com o objetivo de atingir estudantes de cinema, pesquisadores e outros amantes da Sétima Arte. “Fiz várias análises com base nessa ideia de que ver um filme é como um jogo”. Análises que podem servir não só para aumentar a percepção dos que gostam de cinema, mas também para que descubram seus próprios jogos.

Bernadette Lyra formou-se em Letras na Ufes, fez mestrado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Cinema na USP e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris V).

AGENDA CULTURAL

Lançamento do livro “O Jogo dos Filmes”, de Bernadette Lyra

Quando: Quarta-feira (28/11), 19h

Onde: Grappino RangoBar. Rua Gama Rosa, 128. Centro de Vitória

O livro será vendido por R$ 30

Mais Lidas