Dono de uma tradicional loja de antiguidades, Beto (Wladimir Brichta) se encontra em meio a uma crise financeira depois de uma tragédia familiar. Para tentar sanar os problemas, ele parte em busca de uma raríssima coleção de gravuras que havia sido comprada há 30 anos. O novo dono, Samir (Walmor Chagas), entretanto, não pretende abrir mão das imagens tão facilmente.
A história de A Coleção Invisível se passa no interior da Bahia, que é retratada de forma triste e decadente. Outro diferencial do filme é o ator Wladimir Brichta, que se destaca como protagonista e faz um papel sério e deixa de lado o lado cômico que costuma atribuir a seus personagens.
Ainda sobre a atuação, Walmor Chagas interpreta seu último personagem antes da sua morte em 2013. O ator foi premiado com um Kikito de Ouro póstumo no Festival de Gramado, que confirma o talento e sensibilidade de Walmor ao fazer o amargurado colecionador.
A Coleção Invisível é o primeiro longa do diretor Bernard Attal. Ele se baseou no conto do austríaco Stefan Zweig, uma obra sobre descoberta na qual o protagonista faz uma viagem em busca de algo, mas acaba encontrando outras coisas totalmente diferentes.
Serviço
A coleção invisível (Idem, Brasil, 2014, 90 minutos, 16 anos)
Cine Jardins – shopping Jardins: Sala 1. 17h