Num tom de crítica social, regado a letras fortes, ritmos charmosos e uma voz que lambe os ouvidos, Paula Cavalciuk (vídeo acima) se prepara para a participação no projeto Ensaio aberto, que realiza a primeira edição deste ano reunindo ela, que chega de São Paulo, e dois representantes locais, o cantor e compositor Saulo Simonassi e a banda Babulina. A edição acontece no próximo domingo (15), a partir das 15h, no Centro de Vitória. A participação é livre.
“O Saulo faz uma música influenciada pelo jazz, cantada em português e inglês; o Babulina tem uma linguagem mais regional; e a Paula é uma compositora da nova geração que flerta com o teatro, também tem uma pegada de blues, jazz e toques africanos. São três linguagens diferentes que vão se integrar a partir de uma pluralidade de projetos”, detalha o curador do Ensaio Aberto, Gil Mello.
Gil é músico e produtor cultural, o responsável por selecionar os três participantes de cada edição. Por sinal, a temporada do Ensaio Aberto, que se iniciou em 2016, contará ao todo com 18 edições que são inteiramente abertas ao público no Corredor Cultural da rua Nestor Gomes, no Centro de Vitória. A realização e da produtora Expurgação, em parceria com a Subtrópico.
“Somos muito carentes de eventos gratuitos em Vitória e que ofereçam boa estrutura. A ideia do Ensaio Aberto é ocupar esses domingos quietos, em que geralmente as pessoas não têm programações e podem ir ocupar a rua, se deslocar pelas banquinhas, ver bons shows, trocar uma ideia com os músicos e se divertir. É importante destacar a aproximação afetiva que a música consegue promover e com alcance horizontal. Nosso objetivo é usar a música como ponto de encontro para que todos vivenciem que é possível promover shows legais, fazer artistas de todos os cantos circularem, fomentar público, incentivar bandas e movimentar a cena”, explica Gil.
Sobre a curadoria das bandas, ela é feita a partir de cadastro na internet e é norteada por um ponto que beira um conceito até político, o de gerar visibilidade às bandas autorais independentes que têm se movimentado para circular com seus shows.
“A questão maior é onde esses artistas atuam. Muitas vezes priorizamos bandas mais undergrounds por ver que estão levando tudo na raça, lançando trabalhos – sejam eps ou álbuns inteiros – e dispostos a realizar essa troca de experiências com outros projetos. A cada edição buscamos sempre perceber se existem mulheres inclusas também. No fim, o que queremos é dar gás para essa galera que também está dando o gás”, finaliza Gil.
Serviço
O Ensaio Aberto tem edição no próximo domingo (15), a partir das 15h, com Saulo Simonassi, Babulina e Paula Cavalciuk no Corredor Criativo Nestor Gomes – rua Nestor Gomes, 227, Centro de Vitória. A participação é livre.