Agitada, como toda criança deve ser, Mariana não consegue ficar quieta nem quando está de castigo e, mesmo sozinha, ela usa sua imaginação para inventar suas próprias brincadeira. A personagem do espetáculo infantil Embricando é interpretada pela artista Déia Carpanedo, que buscou na própria infância as referencias para criar Mariana.
“Não há como fugir das próprias lembranças ao criar uma personagem como esta, até mesmo porque a minha infância em relação a infância de hoje causa um contraponto. Dessa maneira a Mariana que esta em cena é um misto de uma criança contemporânea com uma um pouco mais antiga”, explica Déia.
Além disso, o espetáculo também transforma o castigo em um momento de aprendizado e diversão. “Para as crianças é momento de encontro, já que Mariana faz o que elas fazem cotidianamente, ou seja Mariana brinca o tempo todo”, diz a atriz.
Embricando inicia sua segunda temporada nesta terça-feira (7), às 19h, com a apresentação no projeto Aldeia Sesc Ilha do Mel 2014, do Sesc Glória. Concebida pela Cia. Urucum, a peça é composta por uma narrativa que prende os pequenos através da história de Marina em seu castigo e se desdobra em brincadeiras, interação com o público e atos musicais conduzidos pela personagem criada e interpretada por Carpanedo.
A peça foi produzida para caber tanto no palco de teatros, quanto em escolas, com praticamente toda a estrutura oferecida pelo palco, e isso possibilitou que o espetáculo fizesse todo uma temporada por algumas escolas municipais da Grande Vitória. Déia conta que levar o espetáculo para as crianças foi uma experiência muito gratificante e que ela continuará fazendo. “Levar a arte para as escolas é oportunizar que estas crianças experimentem o que há de mais humano em nos: a arte”, afirma.
A peça é pontuada por sete canções originais, compostas especialmente para o espetáculo por Deyvid Martins e Plínio do Carmo e do músico e professor Marcus Neves, da Universidade Federal do Espírito Santo, que dirigiu a produção musical e a sonoplastia.
“Os arranjos das músicas e das cantigas foram desenvolvidos fazendo com que as mesmas se incorporassem ao espetáculo. E as paisagens sonoras já foram criadas dentro deste principio. A trilha é gravada, porém é manipulada ao vivo”, explica Déia, que ressalta que criação da trilha foi um processo de muito aprendizado e fundamental para a composição do espetáculo.
Serviço
O espetáculo Embricando acontece nesta terça-feira (7), às 19h, no Sesc Glória. A entrada é franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação na bilheteria do Glória.