segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Peça O congado faz um recorte da cultura negra que originou o congo

 
A Cia de Dança NegraÔ, um dos primeiros grupos de dança africana profissional do Brasil, comemora com O Congado os 25 anos de atividades da companhia. Sua trajetória se iniciou com a presença da bailarina Mercedes Batista, precursora do Método e Sistema de Dança Afro-brasileira Cênica, em solo capixaba. Seus ensinamentos serviram para que, em 1991, Raimundo Neto continuasse o método no Estado, dentro na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – o que resultou na formalização do grupo profissional de Dança Afro-brasileira Cênica NegraÔ.
 
 
E para iniciar suas atividades em 2015, a companhia estreia nos próximos dias 30, 31 e 1° de fevereiro o espetáculo O Congado. As apresentações, que fazem o uso de elementos da dança africana, indígena, folclórica e contemporânea, serão realizadas no Theatro Carlos Gomes, que fica no Centro de Vitória, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência do espetáculo, na bilheteria do teatro.
 
Para a concepção de O Congado, foi feita uma pesquisa histórica que durou cerca de seis meses para que o espetáculo preparasse os bailarinos e fosse o mais fiel possível em narrar a manifestação do congo – nascido da miscigenação entre negros e índios e, resultando em um dos produtos culturais mais presentes das épocas folclóricas. A dança histórica é marcada pelo uso dos tambores; roupas típicas; e coreografias que homenageiam deuses. As manifestações culturais, como a puxada do mastro; a história de João Bananeira; e as rainhas do congo que carregam os estandartes, serão interpretadas através de uma sensível e intensa linguagem corporal criada pela companhia.
 
Nos cinquenta minutos de apresentação, o espetáculo conta com seis bailarinos em cena e coreografias assinadas por Giovana Gonzaga, além de Tatiana Campêlo, professora de dança afro na escola Fundação Cultural do Estado da Bahia, que agregou ao espetáculo suas experiências da cultura baiana.
 
 
Serviço
 
O espetáculo O Congado, da Cia de dança afro-brasileira NegraÔ, será apresentado nos próximos dias 30, 31 e 1° de fevereiro, às 20h, no Teatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, s/n,  Centro de Vitória. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro.

Mais Lidas