segunda-feira, novembro 18, 2024
20.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Pedra da Cebola receberá exposição sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em consequência da importância deste dia, Vitória receberá uma exposição inédita e itinerante. Trata-se do projeto cultural Onde Tudo Começou: da Pré-História à História, realizada pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro, que chega no Parque Municipal Pedra da Cebola, em Vitoria, e ficará por lá de 9 a 14 de junho, com visitações gratuitas.
 
Um dos objetivos do evento é demonstrar que o homem pré-histórico e o indígena foram os primeiros artistas plásticos e artesãos, uma vez que deixaram pintado o cotidiano e confeccionaram os seus artefatos com a matéria-prima do meio ambiente em que viviam. A exposição propõe também uma reflexão sobre a preservação do patrimônio arqueológico e ambiental.
 
Algumas das atrações da mostra são a gruta inflável com pinturas rupestres, as réplicas de peças manufaturadas pelo homem pré-histórico, as réplicas de artefatos históricos, e as informações dispostas em banners sobre a construção do passado. Também haverá atividades lúdicas interativas de Educação Patrimonial e Ambiental com pinturas rupestres, simulação de escavação arqueológica pré-histórica e histórica, entre outras.
 
O projeto Onde Tudo Começou é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e tem parceria institucional com o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A equipe do projeto é formada por educadores e pesquisadores nas áreas de Arqueologia, Biologia, Ecologia, História, Geografia, Letras e Design.
 
Serviço
A exposição Onde Tudo Começou chegará em Vitória no próximo dia 9 de junho e seguirá até 14 do mesmo mês na Pedra da Cebola – rua Ana Vieira Mafra, Mata da Praia, Vitória. As visitas são livres e as atividades serão monitoradas. 

Mais Lidas