A expressão pelo malo, que dá título a este longa, em espanhol significa cabelo ruim. O cabelo cacheado de Júnior (Samuel Lange Zambrano) é ponto de partida do filme para tratar de diversos tipos de preconceito. Júnior é um menino diferente que gosta de cuidar da aparência e conversar com as meninas, a suspeita de homossexualidade no filho preocupa sua mãe, Marta (Samantha Castillo).
Enquanto tenta “corrigir” o comportamento de seu filho mais velho, Marta é mãe solteira e ainda precisa cuidar de seu outro bebê e tentar recuperar seu emprego. Nas cenas com a mãe, Pelo Malo também aborda o preconceito e a violência contra a mulher. Entretanto, o filme não é um retrato naturalista sobre a pobreza. Pelo Malo é uma obra que provoca reflexão e questionamento sobre o que é ser homem, ser mulher e ser mãe.
A vontade de Júnior de ter os cabelos lisos é visto pela mãe como mais uma postura feminina. Porém, Marta não consegue perceber que ela também está longe do ideal de dona de casa recatada e dedicada e que também tem comportamentos considerados masculinos.
A qualidade da diretora Mariana Rondón é a sua preocupação em mostrar da mesma maneira o ponto de vista do filho e o ponto de vista da mãe, para que nenhum de seus personagens se reduza a apenas vilão e a apenas vítima.
Serviço
Pelo Malo (Idem, Venezuela, 2014, 90 minutos, 14 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 19h10 (exceto segunda-feira)