Cariacica passou a conhecer suas potencialidades e desafios na área cultural com o lançamento do Diagnóstico Cultural, elaborado pelo centro cultural Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte (MG). A pesquisa, lançada na última quarta-feira (3), resultou num documento de 123 páginas e foi fruto de uma parceria entre a Fundação ArcelorMittal com Ministério da Cultura, governo de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Cariacica, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).
Também foi lançado o Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais, que será oferecido gratuitamente à comunidade de Cariacica ao longo de 2017. O objetivo é qualificar o trabalho dos artistas a fim de que possam a gerir melhor suas produções e terem mais qualificação em apresentarem seus projetos ao se pleitear recursos às suas produções tanto junto aos órgãos públicos quanto junto ao empresariado.
No evento de lançamento, realizado no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, o responsável pela apresentação do diagnóstico, o gestor cultural Marcelo Alves dos Santos, apontou áreas a aprimorar, identificadas pelos 56 participantes que responderam aos questionários e às entrevistas do documento.
“Foi lembrada a inexistência de espaços públicos ao ar livre ou mesmo uma vontade de ocupar praças com atividades culturais. Mas não é um desafio próprio de Cariacica. É um problema recorrente dos nossos dias. Na maior parte dos centros urbanos, as pessoas perderam o hábito de ocuparem a rua, de ter a praça de seu bairro como local de encontro. É algo a se colocar na pauta pois a partir da cultura, esse cenário pode ser facilmente alterado”, apontou.
Outros pontos elencados pelos entrevistados foram a necessidade de capacitação dos artistas locais. O gestor cultural Romulo Avelar frisou este detalhe. “Os artistas, ao se aprimorarem como empreendedores culturais, irão dinamizar a cultura local, estimulando arranjos produtivos e ações coletivas na cidade. Com essa ação formativa, a ser dada no Centro Frei Civitella, de maio a novembro, certamente haverá uma contribuição maior com o desenvolvimento da cidade por meio da cultura”, reforçou.